quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vamos limpar o PNPG!! (III)

Carris, 4 de Agosto de 2009

Estamos a um mês da realização da actividade de limpeza do Parque Nacional da Peneda-Gerês que foi aqui proposta há já vários meses. Ao longo das últimas semanas tem havido alguma adesão à actividade, porém confesso que não tem sido tão forte como esperaria. Penso que pode se dever ao facto de ainda estarmos longe e que a mobilização seja maior com o aproximar dos dias. Sinceramente espero que assim seja, ou então só se prova que muitos de nós gostamos de ter as nossas montanhas cheias de... sujas...

Até ao momento foram constituidos cinco grupos de limpeza a partir de voluntários que se disponibilizaram a ficar «responsáveis» por determinadas áreas. Apesar de alguns deles estarem já a proceder nos respectivos blogues ou páginas na Internet, á formação dos grupos, os respectivos contactos serão divulgados atempadamente. Recordamos que as inscrições para esta actividade serão ilimitadas e quem quiser participar pode enviar o seu contacto (primeiro e último nome, endereço de email e se possível local na Internet onde possa divulgar a iniciativa) para o email limpar.o.pnpg.2009@gmail.com. Já foi enviada (e reenviada) ao Parque Nacional da Peneda-Gerês uma proposta e um pedido de autorização para a realização desta actividade (mas infelizmente ainda não obtive qualquer resposta).

Os grupos já constituídos são os seguintes:

- Grupo de Carris; deverá levar a cabo a limpeza entre a Ponte Sobre o Rio Homem ao longo do Vale do Alto Homem e Minas dos Carris;

- Grupo do Vale de Teixeira; deverá levar a cabo a limpeza da zona do Arado, Cascata do Arado, Vale de Teixeira até ao Camalhão;

- Grupo de Pitões das Júnias; deverá levar a cabo as suas actividades de limpeza na zona da aldeia de Pitões das Júnias, incluindo a área do mosteiro de Sta. Maria das Júnias e trilho PR existente nas proximidades;

- Grupo da Calcedónia; deverá fazer a limpeza ao longo do trilho da Calcedónia e em parte da estrada que surje no cruzamento junto do Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna e que liga às Caldas do Gerês;

- Grupo da Geira; deverá fazer a limpeza da Geira Romana até à Portela do Homem passando pela Mata da Albergaria.

Este poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal e a quem o gere, que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado e assim talvez comece a respeitar todos aqueles que o amam!

Espero pelas vossas sugestões e pela vossa participação... a bem do PNPG e da Natureza!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

5 comentários:

White Angel disse...

Rui!!!!

Ja sabes, que podes contar comigo para a area que definiste para mim... quanto ao meu grupo, fica descansado que eu trato de arranjar gente suficiente para me acompanhar nesses dois dias:)

Quanto ao facto de haver muito ou pouca gente, so vem confirmar o que ja disse varias vezes..." é nos actos que a gente vê a essencia ou "amor pela serra" de uma pessoa... palavras pronunciadas por muito gente, essas leva as o vento..."

Mas como a esperança é a ultima a morrer... ha que lutar até ao fim...

Abraço montanheiro.

Preto disse...

Eu também estou lá... já sabes. :)

Depois avisem-me em que grupo fico mas a minha preferência vai para o grupo da Dorita, já que falhei a autonomia este ano...

:)

Cumprimentos

White Angel disse...

Preto/ Rui,

E eu conto contigo :):):):):)

Bjs

RotasdoBarroso disse...

TB ESTOU DISPONÍVEL AQUI NA ZONA DE PITÕES DAS JUNIAS ..
ABRAÇO
MIGUEL

Pedro Pereira disse...

Acho esta ideia de louvar visto que niguem de verdadeira responsabilidade se interessa por limpar ou se quer conservar um parque que é dito NACIONAL..."minha opinião". Contudo no sábado dia 5 é-me impossivel devido ao meu emprego , mas no domingo dia 6 gostaria de colaborar nesta iniciativa! Pois quem ama e vive verdadeiramente esta serra é que fica preocupado com estado degredação e sujidade a que gente assiste.