segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Recordando os edifícios das Minas dos Carris (VI)

A 1 de Março de 1944, a Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., que na altura era a detentora da concessão mineira do Salto do Lobo, apresentava à Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos os planos para a construção de novos edifícios que serviriam para apoio à exploração mineira.

Destes novos edifícios constavam um Dormitório, Camaratas (para guardas e serviçais) e uma série de Armazéns (identificados de n.º 1 a n.º 6). Estes edifícios fazem parte de uma segunda vaga de construções em Carris.

O Dormitório estava dividido em cinco compartimentos, sendo quatro destes destinados ao dormitório propriamente dito e o restante ao refeitório. Cada divisão tinha interiormente um comprimento de 7,20 metros e uma largura de 5,20 metros. Cada compartimento destinado ao dormitório continha casas de banho com lavabos e WC. As paredes deste edifício eram de blocos de betão e o telhado, em uma só água, era coberto a lusalite. Toda a construção assentava num soco de alvenaria.

Por seu lado a Camarata era um edifício construído com paredes de alvenaria ordinária com uma espessura de 40 cm e uma divisória do mesmo material com uma espessura de 20 cm. A dependência menos era destinada a camaratas dos guardas e a dependência de maiores dimensões era de uso exclusivo dos serviçais. O telhado era coberto em lusalite e era composto por duas águas.

Os Armazéns estavam divididos em em duas partes. Os Armazéns n.º 1, 2 e 3 constavam de um edifício de paredes de alvenaria com uma espessura de 40 cm e estava dividido em três compartimentos: um com um comprimento de 5,20 metros e uma largura de 2,70 metros; um outro com um comprimento de 5,20 metros e uma largura de 2,60 metros e um terceiro com um comprimento de 7,10 metros e uma largura de 5,20 metros. As paredes divisórias entre compartimentos tinham uma espessura de 20 cm. A cobertura destes armazéns era de uma só água e feita em fibrocimento. Os Armazéns n.º 4, 5 e 6 eram compostos por dois corpos de edifícios distintos com paredes de madeira que estavam revestidas exteriormente a lusalite e assentes sobre um soco de alvenaria. A cobertura era em duas águas e feita em fibrocimento. O edifício menor era composto por duas divisões com uma área interior de 4,00 metros por 5,00 metros cada (Armazéns n.º 4 e 5). O corpo do edifício maior tinha um comprimento de 9 metros e uma largura de 5,10 metros.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: