quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vamos limpar o PNPG!! (IV)

Carris, 14 de Agosto de 2009

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) respondeu de forma positiva à proposta da acção de limpeza que terá lugar nos dias 5 e 6 de Setembro. Assim, terá lugar dentro de dias a primeira reunião com os responsáveis do PNPG para preparar as acções de limpeza que se irão desenrolar.

Nesta altura estamos a pouco mais de duas semanas da realização da acção de limpeza do Parque Nacional da Peneda-Gerês que foi aqui proposta há já vários meses. Ao longo das últimas semanas tem havido alguma adesão à actividade. Infelizmente, não tem sido tão forte como esperaria, porém espero que a mobilização seja maior com o aproximar dos dias da acção.

Aproveito para reformular os grupos de limpeza de voluntários que irão levar a cabo as actividades de limpeza. Recordo que as inscrições para esta actividade serão ilimitadas e quem quiser participar pode enviar o seu contacto (primeiro e último nome, endereço de email e se possível local na Internet onde possa divulgar a iniciativa) para o email limpar.o.pnpg.2009@gmail.com. Os grupos já constituídos são assim os seguintes:

- Grupo de Carris; deverá levar a cabo a limpeza entre a Ponte Sobre o Rio Homem ao longo do Vale do Alto Homem e Minas dos Carris;

- Grupo do Vale de Teixeira; deverá levar a cabo a limpeza da zona do Arado, Cascata do Arado, Vale de Teixeira até ao Camalhão;

- Grupo de Pitões das Júnias; deverá levar a cabo as suas actividades de limpeza na zona da aldeia de Pitões das Júnias, incluindo a área do mosteiro de Sta. Maria das Júnias e trilho PR existente nas proximidades;

- Grupo da Preguiça / Portela do Homem; deverá fazer a limpeza da Geira Romana até à Portela do Homem passando pela Mata da Albergaria.

Estamos abertos à constituição de outros grupos de limpeza que possam cobrir outras áreas do nosso Parque Nacional!!!

Este poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal e a quem o gere, que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado e assim talvez comece a respeitar todos aqueles que o amam!

Espero pelas vossas sugestões e pela vossa participação... a bem do PNPG e da Natureza!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva Rui,
Infelizmente não posso participar por razoes profissionais.Mas gostaria de saber,apôs a reunião,se o PNPG vai disponibilizar funcionários, ou apoio logístico,para a recolha do lixo,transporte de pessoal para os locais indicados,(afinal são jipes pagos com os nossos impostos )se conseguem pelo menos compreender a causa nobre que está em questão, a troco de nada ,apenas manter a natureza intacta, livre de lixo ,algum também humano.
Abraço,
João DIAS