sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Para uma história das Caldas do Gerês, pelo Dr. Ricardo Jorge (XII)

Continuo a reprodução dos textos do Dr. Ricardo Jorge com os quais pretendia em 1891 traçar uma história das Caldas do Gerês. Estes textos foram publicados nesse ano na obra "Caldas do Gerez - Guia Thermal" e são uma primeira aproximação, que chamarei de académica, para um traçado histórico da vila termal.

Para manter o rigor do texto, decidi não o adaptar ao português actual mantendo assim as características da nossa língua mãe em finais do Século XIX.

"(...)

Deu-se então o caso duplamente venturoso, de que em 1875 um doente semi-morto, ralado de calculos, no desespero de salvação, buscasse nas aguas thermaes a redempção dos sofrimentos. Esse milagroso curado foi o professor José D'Andrade Gramacho, o preeminente clinico. Freguez das caldas, ás quaes devia a sua ressurreição, crente por experiencia pessoal e alheia na sua extrema efficacio, foi elle quem as lançou no mundo medico, instigado pela gratidão do curado e pela sua recta consciencia de medico. O consultorio do sabio professor foi o fóco do renascimento do Gerez; mas as aguas corresponderam admiravelmente ás indicações do clinico, que as apontava como uma especialisação indisputavel para as molestias do figado e suas multiplas consequencias.

A reputação inegualavel do Gerez espalhou-se então de bôcca em bôcca; conquistou a capital e o sul do paiz, as colonias africanas e o Brazil. As levas dos enformos creciam d'anno para anno. O Gerez entrava na sua epoca d'ouro, vindando-se do olvido momentaneo na gloria presente por todos reconhecida.

Os medicos accorreram tambem ao chamamento, uns para aquilatar de visa, outros para colher o beneficio do remedio. Entre esta clientela hypocratica, onde figuram medicos reputados, outros tantos pregoeiros das aguas, veio em 1884 o dr. José Entonio Marques, o vigoroso escriptor de medicina, que, logo apoz a sua villegiatura, instigado pelas mais gratas impressões, editou uma bella apologia das caldas no seu Geres presente e futuro. Se as salutiferas aguas o preoccupam, não menos as bellezas do bem-falado valle, onde o seu tino medico e o seu bom gosto veem uma estancia imcomparavel de villegiatura - «o paraizo dos doentes e dos ociosos sãos». E para que o venha a ser, faz votos por inadiaveis melhoramentos, que muito aproveitavelmente planeja. A efficacia therapeutica da agua thermal que tão singela parece, instigou-o a tentar uma analyse qualitativa cuidadosa, operada pelo prof. Nepomuceno, do Instituto Industrial do Porto.

(...)"

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: