Decorre entre os dias 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2026 o XXV Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza que tem lugar nas Caldas do Gerês, Terras de Bouro, onde decorrem também as XIX Jornadas Técnicas.
Este será um encontro fundamental para debatar o futuro da profissão em Portugal numa altura em que a preotecçao ambiental e as leis que a sustentam estão em constante ataque, mesmo a partir da própria tutela.
Recorde-se que o número de Vigilantes da Natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) não atinge os 15 profissionais que têm de «vigiar» uma área muito superior à área do PNPG.
Entre os temos em debate, estarão: Na agenda estarão vários temas: os desafios actuais e futuros de gestão de capacidade de carga e sustentabilidade das áreas protegidas; os cenários pós-incêndio e o futuro das áreas protegidas na cooperação transfronteiriça; e a divulgação do trabalho e iniciativas e contributos de várias associações congéneres para a proteção e valorização do meio ambiente.
Para a celebração do Dia Nacional do Vigilante da Natureza (2 de Fevereiro) está prevista a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, acompanhado por vários elementos do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Sem comentários:
Enviar um comentário