terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Previsão meteorológica para Nevosa/Carris (20 a 26 de Janeiro) - Possível nevão muito significativo e pouco habitual em Portugal

 


Continuação do tempo frio nas Minas dos Carris nos próximos dias.



Segundo a página Meteo Trás os Montes - Portugal, poderá ocorrer um nevão muito significativo e pouco habitual em Portugal a partir do dia 23 de Janeiro (Sexta-feira). Assim, a página refere:

Os modelos meteorológicos continuam a indicar um cenário potencialmente severo para Portugal Continental, com início dentro de cerca de 3 dias, (...) associado a uma configuração sinóptica rara no nosso território.

Tudo aponta para a formação e aprofundamento de uma depressão cavada no Golfo da Biscaia, que poderá ficar quase estacionária ou com deslocamento muito lento. Esta depressão irá criar uma circulação favorável à entrada direta de ar polar marítimo muito frio, tanto em altitude como progressivamente nos níveis mais baixos da atmosfera.

Ao contrário do que é habitual em Portugal onde a chegada de ar muito frio coincide geralmente com o fim da precipitação, esta depressão poderá manter um fornecimento contínuo de humidade, permitindo que frio intenso e precipitação coexistam durante um período prolongado. Esta conjugação é pouco comum e aumenta significativamente o risco de nevadas a cotas mais baixas.

Caso este cenário se confirme:

 • A cota de neve poderá descer pontualmente até aos 400 metros, sobretudo nos momentos de precipitação mais intensa;

 • Serão prováveis acumulações importantes acima dos 600/700 metros;

 • Acumulações potencialmente extraordinárias acima dos 800/1000 metros, com vários episódios sucessivos de queda de neve.

As regiões do Norte e Centro, especialmente zonas de serra, planaltos e áreas do interior, poderão ser fortemente afetadas, não sendo excluídas situações localizadas de grande impacto.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados) - imagem da Estação Meteorológica Experimental dos Carris

Sem comentários: