terça-feira, 12 de março de 2024

Trilhos PNPG - Trilho do Pastoreio

 


O percurso pedestre de pequena rota, circular, "Trilho do Pastoreio", é um percurso paisagístico e cultural que se desenvolve entre o Planalto da Mourela e os penedos agrestes da Serra do Gerês. Sendo percorrido em caminhos tradicionais, grande parte do seu traçado desenvolve-se em caminhos de pé-posto, com piso irregular, o que lhe confere alguma dificuldade. Tem o seu início e término junto ao painel informativo localizado no Largo do Eiró, bem no coração da aldeia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre.

O percurso leva-nos a percorrer a aldeia, visitar o Centro Interpretativo do Planalto da Mourela, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, o Miradouro da Cascata, as Caldeiras de Pereira, o Fojo do Lobo, as Choupanas dos pastores e a aldeia de São Vicente do Gerês, referenciada nas Inquisições Afonsinas em 1258 (Juriz). Para além destes pontos de interesse, ao longo do percurso, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), deparamo-nos com uma paisagem estonteante originada pelos magistrais picos da serra e os carvalhais seculares engalanados pelos líquenes e musgos verdejantes correspondente ao percurso escolhido. Este percurso está sinalizado nos dois sentidos, podendo ser realizado com três distâncias diferentes: 15,5 km, 9,0 km e 8,0 km, todos eles com início e término no largo da aldeia, utilizando para isso a variante PR11.1 



Parte do percurso coincide com a GR50 e o PR Pitões das Júnias (PNPG), proporcionando várias alternativas. O caminhante pode ainda visitar monumentos e construções comunitárias que em tempos serviram de apoio à atividade agrícola e pastoreio. Opte pelo percurso adequado à sua condição física. Sendo um percurso de montanha, em que o relevo acidentado e o tipo de piso irregular aumentam a dificuldade, é muito importante estar preparado fisicamente.










































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: