domingo, 24 de março de 2024

A grunhice e a palermice

 


Hei-de sempre apontar e mostrar o resultado da vinda da grunhice e da consequente palermice ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

As situações são cíclicas e todos os anos é sempre o mesmo, num sítio ou noutro, mas as situações vão ocorrendo um pouco por todo o lado.

Mais uma vez, as fotografias mostram a abertura da época dos grunhos no Parque Nacional. Gente que vandaliza, gente que rouba, gente que suja gente que não se comporta segundo o local onde está. É esta gente que já vem preparada para gozar dos seus direitos, sem admitir que tem deveres.

Este é também o resultado do desinvestimento nas áreas protegidas nacionais (sim, em todas!). Infelizmente, ainda não se descobriu o segredo de estar em vários locais ao mesmo tempo, porque se perdeu o respeito pelo cumprimento de regras simples ou mesmo das regras de uma área protegida. É o uso da propriedade privada sem autorização, é a utilização dos abrigos dos pastores sem autorização, é a falta de respeito por quem vive no Parque Nacional, é o verdadeiro regabofe dentro do Parque Nacional.

Assim, hei-de sempre apontar e mostrar o resultado da vinda da grunhice e da consequente palermice ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Fotografias © Rui Ramoa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: