Caminhada pelo Trilho dos Currais (PR3 TBR), na Serra do Gerês, com o seu novo traçado que foi ligeiramente modificado na passagem pelo Vidoeiro. A modificação ao percurso surgiu após a passagem da Carona, seguindo pela Quinta do Alemão.
O Trilho dos Currais percorre três currais: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, numa área de singular beleza natural da Serra do Gerês.
Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira. Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de maio a setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais. Os vezeiros – proprietários do gado – acompanham durante dias ou semanas o gado consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais.
A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes.
Mais informação sobre este percurso: prospecto e traçado gps.
A placa de início do percurso encontra-se em Pereiró antes da chegada ao Vidoeiro.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário