Caminhada que juntou o traçado do 'Sendeiro da Corga da Fecha' com parte do traçado do 'Camino Natural del Interior Via Nova - Tramo entre Portela do Homem - Santa Comba de Bande' numa extensão de pouco mais de 15 km.
O percurso foi iniciado na Portela do Homem e descendo em direcção ao cruzamento do traçado de Pequena Rota do 'Sendeiro da Corga da Fecha'. Aqui, iniciou-se a subida da encosta adjacente à Corga da Fecha (As Fechas) com a sua magnífica sequência de fechas, entrando depois no Corgo do Carballón até à Cabaniña do Curro. A Cabaniña do Curro é um abrigo pastoril junto da Ínsua do Curro.
O traçado salta o rio mais adiante e entramos na Corga da Candela antes de se atingir a estrada florestal que segue para as Minas Mercedes As Sombras. Aqui a paisagem continua marcada pelo forte incêndio florestal que lavrou na zona em Setembro de 2020.
Seguindo na direcção Oeste (Portela do Homem), o caminho leva-nos a atravessar a Corga da Revolta, volteando o Outeiro do Porco e entrando na Corga do Castro, passando As Cabanillas e entrando na Corga da Cegañeira (ou Corga Fea). Rodando A Cegañeira, segue-se pela encosta dos Carballos Briños, antes de chegar à estrada OU-312 e descendo depois na direcção da Geira (Via Nova). Daqui, segui para a Portela do Homem, terminando assim a jornada.
Ficam algumas fotos do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário