segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

231... "Já chega de tanta pedra!"


No dia 5 de Dezembro de 2015 tive o prazer de acompanhar um grupo em mais uma caminhada às Minas dos Carris organizada pelo Parque de Campismo de Cerdeira, Campo do Gerês.

Foi uma caminhada na qual os participantes foram brindados com um magnífico dia de montanha que começou um pouco frio, mas que proporcionou paisagens únicas que só o Vale do Alto Homem e a Serra do Gerês podem nos dar.

Ao longo dos cerca de 20 km que foram percorridos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história das Minas dos Carris e da ocupação humana do Vale do Alto Homem, porta de entrada para os pontos mais elevados do Gerês. Entre histórias de mineiros, percorremos a presença do homem desde há milhares de anos atrás, passando pela actividade mineira até aos nossos dias. Assim, a caminhada foi complementada com um acréscimo de conhecimento histórico e da ocupação humana do território, além das notas sobre a fauna e flora do nosso único Parque Nacional.







A noção da dificuldade do percurso, ficou bem sublinhada pela frase de uma das participantes no final do dia ao referir "já chega de tanta pedra!" numa alusão ao miserável estado do percurso que marca o Vale do Alto Homem entre a Portela do Homem e as Minas dos Carris.

Ficam algumas imagens do dia...
















































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: