domingo, 9 de fevereiro de 2014

Regresso a Juriz


Com a ida a Pitões das Júnias não podia deixar fugir a oportunidade de (re)visitar a aldeia medieval de Juriz. Já em tempos falei aqui no blogue desta aldeia escondida por entre o Carvalhal de Beredo.

A história desta aldeia confunde-se no véu das lendas dos tempos. Luís Fontes faz a seguinte descrição de Juriz: "Povoado abandonado com arruamentos lajeados e vestígios de cerca de 40 casas, de planta geralmente quadrangular e paredes de blocos graníticos mais ou menos aparelhadas, muitas ainda com umbrais e soleiras das entradas. Poderá tratar-se da aldeia medieval de Sancti Vincencii de Gerez referida nas "Inquirições Afonsinas" de 1258, provavelmente abandonada no século XV, tempo de fomes, pestes e guerras. Nunca mais seria reocupada, podendo aceitar-se que tenha sido substituída pela aldeia de Pitões das Júnias. O lugar encontra-se actualmente coberto por um frondoso carvalhal espontâneo, com a vegetação a conferir às ruínas uma beleza pouco vulgar. No extremo setentrional do povoado, no topo de um pequeno outeiro coroado por caos de blocos graníticos, a que a população chama "castelo", identificam-se alguns rasgos que desenham uma planta quadrangular com cerca de 2 metros de lado, vestígios que poderão corresponder a uma pequena atalaia. Um pouco mais longe, cerca de 1,5 km para Sudeste, fica o mosteiro de Santa Maria das Júnias. Em termos arqueológicos conserva-se tudo em bom estado."

Assim, Juriz será um dos exemplos de uma antiga aldeia medieval situada dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ainda o próprio Luíz Fontes refere que: "Trata-se de um monumento de inegável significado histórico regional e excepcional valor científico e patrimonial, cujo estudo é fundamental para o conhecimento da evolução do povoamento medieval na vertente nascente do maciço geresiano. As ruínas desta aldeia abandonada enriquecem-se ainda com a paisagem envolvente, marcada por exuberante cobertura vegetal e relevos vigorosos. No Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês foi proposta a classificação do "Povoado de Juriz" como Monumento Nacional."

Sem dúvida um local a visitar...














































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: