sábado, 15 de fevereiro de 2014

Curral de Bemposta



Uma das muitas características interessantes das serranias geresianas entre Pitões das Júnias e S. João do Campo, são os seus inúmeros currais.

Muitos deles são famosos pontos de passagem por aqueles que calcorreiam o Gerês, tornando-se quase pontos obrigatórios de visita pelo menos uma vez por ano, qual peregrinação a um local santificado. Outros porém, são locais esquecidos pelo Homem e quase retomados pela Natureza devido ao abandono de certa áreas de pastagem.

«Reza a lenda» que na encosta poente do vale de Leonte por entre os carvalhos e outras árvores seculares da Mata de Albergaria, existe um curral denominado de 'Bemposta' que se deve localizar não muito longe do topónimo serrano com o mesmo nome. Desconhecendo a sua dimensão, sei que o curral terá um típico forno que servia de abrigo ao pastoreio.

De notas que em semelhante zona existem outros currais perdidos tais como o Curral de Varziela e o chamado Curral de Velho, este já na encosta voltada a Vilarinho da Furna. Estes currais perdidos no tempo e na memória do homem, são verdadeiros testemunhos da sua secular presença na Serra do Gerês e constituem bons objectivos de pesquisa num futuro próximo.

Entretanto, se alguém tiver mais alguma informação sobre estes (ou outros currais) perdidos pelo Gerês, gostava de «escutar» as vossas histórias.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: