sábado, 19 de maio de 2012

PNPG, notícia no jornal Le Monde

Segundo o portal do ICNB, ICNF... ou lá como aquilo se chama, o Parque Nacional da Peneda-Gerês foi notícia no jornal Le Monde no dia 18 de Abril. Reza assim o portal...

O Parque Nacional Peneda-Gerês foi notícia no jornal Le Monde, no passado dia 18 de abril.
 
Na notícia publicada, são evidenciados os aspectos mais marcantes do PNPG, quer quanto aos seus valores naturais, quer quanto aos seus aspectos históricos e sociológicos. São ainda dadas sugestões relativas à gastronomia, ao alojamento e a serviços de apoio, que poderão levar o visitante de língua francesa a descobrir alguns recantos menos conhecidos e divulgados do Parque Nacional e do nosso país.


Eu por vezes penso se as pessoas que escrevem isto têm a verdadeira noção do que escrevem ou se estão completamente alheadas da realidade na qual o nosso único parque nacional está mergulhado?

Pergunto-me, por ventura, se o "...visitante de língua francesa..." estará na sua França informado das restrições financeiras e burocráticas à qual pode ser submetido quando pretender "...descobrir alguns recantos menos conhecidos e divulgados do Parque Nacional e do nosso país." Será que o "...visitante de língua francesa..." terá pelo nosso único parque nacional, recanto menos conhecido e divulgado do nosso país, a informação que necessite para que possa sair daqui a dizer que na realidade a sua visita valeu a pena? Mas talvez nada disto aconteça até porque provavelmente o "...visitante de língua francesa..." irá usar os serviços de uma empresa de turismo certificada pela PAN Parks, a tal que diz que a Natureza não é para todos!

É óbvio que não se esperava que o Le Monde fosse retratar a forma como a natureza tem sido delapidada ao longo dos últimos anos na Peneda-Gerês, a forma como a má gestão tem levado a conflitos intermináveis, nem muito menos a forma como muitos dos processos são conduzidos no parque nacional pelo ICNqualquer_coisa. Até porque este organismo, como pudemos atestar nas últimas semanas, deverá ter um departamento de contra-informação dedicado a tentar enganar os mais incautos. 

Fotografia: ICN...F 

1 comentário:

Carlos M. Silva disse...

Olá Rui
É costumeiro (não sei se na Europa, mas por cá é!) dizer-se/vender-se meia-verdade como verdade inteira.É aliás costume usar-se uma obstrusa palavra 'inverdade' para designar outra coisa, que tem lugar no dicionário!
De todo o modo,e infelizmente, haverá o momento em que uns incautos cidadãos franceses (mais provável que vir uma excursão certificada!),a título individual,serão colocados frente-a-frente a este modus operandi e então ..essa publicidade será bem mais 'graciosa' que a que propalam agora.
Cumprimentos e obrigado por que é sempre bom saber com depois do 'Allgarve' também se vende 'AllParks'.
Carlos M. Silva