terça-feira, 1 de maio de 2012

A covardia de um presidente de câmara

Estava agendada para as 16h00 do dia 1 de Maio uma manifestação anti-tourada na cidade de Barcelos que foi convocada por um grupo de cidadãos indignado com a realização de um acto de mau trato e tortura nesta cidade. Como «manda» a lei, a respectiva Câmara Municipal foi avisada a tem e horas da realização deste evento.

Muitos foram os emails enviados para o presidente daquele município solicitando a não autorização da tourada em Barcelos, tourada esta encoberta com a hipócrita argumentação de se tratar de um evento para a angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Barcelos. Por outro lado, a corporação foi também por centenas de vezes contactada no sentido da não realização da tourada, tendo até muitos se disponibilizado para a realização de espectáculos de verdadeira cultura para a angariação dos fundos que os bombeiros dizem necessitar. Tudo em vão, pois a corporação nunca mostrou abertura e manteve sempre a realização daquele evento onde serão maltratados e torturados touros e cavalos com a conivência da Câmara Municipal de Barcelos e com a presença de um povo que quer continuar ignorante, mal formado e culturalmente analfabeto.

Porém, numa atitude hipócrita e pouco consistente com um regime supostamente democrático onde vivemos, o presidente da Câmara de Barcelos enviou uma comunicação aos organizadores do protesto anti-tourada no dia 30 de Abril referindo-lhes  "que não deverão manifestar-se conforme, visto na Avenida da Liberdade e na Avenida Dr. Sidónio Pais, já existirem eventos integrados no programa da Festa das Cruzes, marcados nessa hora e para essas artérias e autorizados por este município."

Esta é uma atitude hipócrita típica de um covarde daqueles que bate e foge pois sabe que se vai esconder sem dar hipótese de reacção àqueles que lutam por uma causa nobre. Se a Câmara Municipal de Barcelos e o seu presidente fossem pessoas de bem, não teriam dúvidas em aconselhar um percurso alternativo como está aliás expresso na lei. Porém, tal não acontece! Pessoas hipócritas deste tipo utilizam a nossa «democracia» para parasitar o sistema, mas o tempo deles acaba por terminar algum dia. Que durma descansado e se conseguir de consciência tranquila pois descaradamente apoiou um evento que ao qual se quis desviar só para enganar os barcelenses. Esse senhor não passa de um garoto e de um covarde hipócrita.


Apesar das contrariedades que quiseram impor, muitos ainda serão aqueles que se vão juntar em Barcelos pelas 16:00 para marcar presença e sublinhar a indignação contra o que irá ocorrer no dia 6 de Maio.

1 comentário:

Carlos M. Silva disse...

Olá
Minha opinião: já era tempo de se pensar em abolir 'espectáculos' destes(assim chamados!!!)que cá pelo Norte pelo menos,creio eu,não passa de um saudosismo balofo!E nem sequer abordo a questão dos direitos dos animais, que é o principal.
Mas há modos mais práticos de os fazer entender já que as manifs neste país já deram o que tinham a dar;não é a 1ªvez que Corporações de Voluntários e mesmo de Sapadores me interpelam na via pública (decerto até estes,não lembro!)pedindo dinheiro/pagamento rifas/outros pedidos.A melhor forma de entenderem é 'feri-los de morte':recusar dar seja o que for,explicando por quê,e para que essa informação não fique perdida nos ouvidos dum dos voluntários, remeter carta/e-mail informando a Direcção Corporação da recusa em financiá-los!
De muitos/alguns fizerem isso,decerto aprendem algo!
Cumprimentos e obrigado pela informação pois passarei e ter isso em conta!
NOTA:a não informação de um local alternativo,por parte de entidade oficial, não é um acto de omissão violador da lei?Ou será só do 'espírito' da lei mas não da 'letra' da lei?Salvo se for um dos 'costumeiros lapsos' oficiais!
Carlos M. Silva