domingo, 27 de maio de 2012

Curral e ermida de S. Miguel

De tantas vezes por lá passarmos este é um belo local que muitas vezes nos passa despercebido mas que alberga uma história muito interessante. Localizado a poucas dezenas de metros da Portela do Homem, é um local facilmente acessível a pé e muito agradável de visitar em dias calmas sem o rebuliço dos carros a passar.

Tude de Sousa fala deste local no seu livro "Serra do Gerez" de 1907: "Pala lá de Albergaria e Ponte Feia e antes da Portella, em uma pequena chã, ha restos ainda de paredes de modesta construcção, que parece ter sido em tempos uma capella dedicada a S. Miguel.


A chã se chama o Curral de S. Miguel; curral, por ser aproveitada na reunião de gados em pastoreação; de S. Miguel, pela visinhança da ermida.


Diz-se que «havendo interdicção no reino, os moradores d'aqui construiram uma capella dedicada a S. Miguel em território gallego, para ouvirem missa e que, findo o interdicto, a mudaram para aqui. Depois, como este sítio era ermo e remoto, demoliram a capella, levando o Santo para a de Nossa Senhora das Mercês, de Villarinho.


«Parece que este interdicto foi o que teve logar no anno de 1267, reinando D. Affonso 3º.»"














Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: