terça-feira, 1 de maio de 2012

Fascismo... «jamais»!

A manobra intimidatória por parte da Câmara Municipal de Barcelos para tentar conseguir demover as dezenas de pessoas que eram esperadas naquela cidade para gritar bem alto a oposição à tourada promovida pela direcção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, resultou em pleno! Foram cerca de 70 as pessoas que mesmo assim decidiram comparecer em Barcelos após a desmobilização por parte da «comissão organizadora» após esta ter recebido um email no final da tarde do dia 30 de Abril no qual eram intimados a não se manifestar.

Esta foi uma atitude verdadeiramente fascista por parte do município barcelense que assim utilizou o «bate e foge» característico dos covardes não dando a menor hipótese para uma resposta por parte de quem tem a honrosa atitude de defender os animais. Este vil acto acto daquela edilidade só vem a provar o que há muito se desconfiava, isto é o verdadeiro apoio por parte da câmara municipal e da pessoa que a dirige aos agoniantes actos de tortura e mau trato animal que serão perpetrados no dia 6 de Maio numa área de tortura há já muito montada num terreno particular naquela cidade.

Barcelos poderia ter escolhido o caminho que já outras cidades minhotas tomaram ao expulsar do município o atroz acto disfarçado de pretensa cultura e falsa tradição. Não o fez! Assim, dá cobertura àqueles que pela calada da noite retiram e destroem os cartazes e as faixas de repúdio utilizando meios da corporação. Ainda hoje se pode ver em Barcelos e à mesma hora da suposta concentração dos manifestantes, a provocatória atitude dos parte da corporação ao fazer sair uma carrinha anunciando alto e bom som o que irá ocorrer no dia 6 de Maio.

De entre os presentes em Barcelos falava-se de bastonadas, trocavam-se receios e o «medo» transparecia em alguns rostos. Certamente que as imagens dos recentes actos violentos em Lisboa e no Porto estão bem presentes nas mentes de muitos portugueses, mas felizmente ainda não somos como o Irão!

No idos de antes de Abril de 1974 as pessoas eram assustadas e perseguidas pela PIDE-DGS. Hoje são perseguidas pela estupidez de quem manda e têm de aguentar a mediocridade de quem não tem honra nos cargos políticos que ocupa.

Aos Bombeiros Voluntários de Barcelos pede-se agora para olhar para o outro lado do rio e talvez aí aprender algo mais. De resto nada mais se pode pedir a quem fechou os olhos e fez ouvidos moucos a tantas e tantas propostas que recebeu para evitar a vergonha que sobre a corporação vai cair. Às autoridades locais pede-se honra e humildade para assumir os erros, porém ninguém acredita que isso agora seja possível. O cargo público é um cargo de excelência para homens de excelência, coisa que não acontece em Barcelos.

Como dizia o outro, fascismo... «jamais»

Sem comentários: