segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Villegiatura e a Serra (IV)

Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."


Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam começando por uma viagem entre Braga e as Caldas do Gerês...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)

Nas Caldas. A povoação das Caldas do Gerez, cuja história e vicissitudes já traçamos, era ha 40 annos apenas habitada na temporada balnear. Hoje tem habitantes proprios, de numero computavel em 240. No apogeu da quadra chega a conter mais de 800 pessoas; e mesmo fóra da estação, tem sempre uma população adventicia d'operarios, por causa das obras publicas e particulares.

O lugar das Caldas pertence à freguezia de Villar da Veiga, de que dista 7 kilometros, e ao concelho de Terras de Bouro que tem a sua séde em Cóvas. Hoje pela sua concorrencia e desenvolvimento é a terra mais importante do concelho.

Jaz a estancia á altitude de 468m na aresta do valle, engastada entre as duas cordas de serrania, que limitam a profunda garganta. Sobranceiam-n'a d'um lado e d'outro os empinados alcantis; de nascente o cume da Pedra-Bella e as vertentes do Varejeiro e Junco; do poente o cabelo da Pereira e Outeiro-Rubio.

(...)"


Imagem cedida por Paulo Figueiredo

Sem comentários: