segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Porta de Campo do Gerês e as Jornadas Europeias do Património


A 26 de Setembro, na Porta de Campo do Gerês, a Assoc. de Desenvolvimento das Regiões do PNPG (ADERE-PG), o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e as cinco Autarquias que integram o seu território irão desenvolver uma actividade de divulgação do seu património histórico-cultural, nomeadamente da Via XVIII do Itinerário de Antonino.

Conhecida também, como Geira Romana, trata-se de uma estrada militar, da qual restam vestígios do pavimento, de pontes e marcos miliários. Esta é considerada a primeira via romana, permanente, traçada através da montanha, seguindo o vale do rio Homem. Esta estrada militar ligaria Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga).

Note-se que as Portas são um local de recepção e atendimento de visitantes situadas nas principais entradas do Parque, uma em cada concelho.

Esta actividade é gratuita, mas necessita de inscrição prévia, realizando-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2010.

As inscrições devem ser feitas até às 18h do dia 22 de Setembro.

• 10:00 h – Encontro e visita guiada e interpretada à Porta do Parque Nacional da Peneda–Gerês de Campo do Gerês – enquadramento da actividade


• 11:00 h – Saída da Porta do Parque Nacional da Peneda–Gerês de Campo do Gerês (no autocarro da Câmara Municipal de Terras de Bouro)

• 11:15 h – Início do percurso pedestre guiado e interpretado na Via Romana – Bouça da Mó

• 13:00 h – Almoço volante – da responsabilidade de cada participante

• 17:00 h – Fim da actividade – Portela do Homem (regresso a Campo do Gerês no autocarro da CM de Terras de Bouro)

Idade recomendada: a partir dos 12 anos. Os menores devem ser acompanhados pelos pais ou apresentarem declaração de autorização assinada pelo representante legal.

Informações e inscrições:

ADERE Peneda-Gerês

Largo da Misericórdia, 10

4980 – 613 Ponte da Barca

Tel.: 258 452 450

E-mail: geral@adere-pg.com ou

Porta do PNPG de Campo do Gerês: Tel.: 253 351 888

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: