segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Num país governado por mentirosos...

Para terminar o dia...

Quando toda a gente sabe que os incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês estavam previstos e prometidos já desde Dezembro de 2009 e que não são necessárias explicações e debates sem fim...

Notícias do PÚBLICO

Área ardida nas zonas protegidas subiu 60 por cento face à média registada em Portugal nos últimos cinco anos

De sublinhar... " (...) o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) regista a maior área ardida dento das zonas protegidas: 9.193 hectares, que correspondem a 13,2 por cento da sua área total. O fogo que atingiu a Mata do Cabril, uma das três zonas de protecção total do parque, prolongou-se por 15 dias, tendo consumido 3.529 hectares. Mais de 270 hectares eram de carvalhal. "A área de maiores valores naturais (a zona de protecção total que é de 2797 hectares em todo o parque) teve um impacto de 26 por cento, correspondente, grosso modo, à área ardida na Mata do Cabril", nota o ICNB, numa avaliação dos fogos no PNPG."

Pena é que os burocratas nada tenham feito para evitar o que se passou!

Há áreas em Portugal que já arderam catorze vezes em três décadas

E a novela irá continuar ano, após ano, após ano... Enquanto se mantiverem os negócios que fazem arder estas fogueiras, enquanto se mantiverem os circos dos governantes e dos responsáveis bem fardados...

Fotografia: © Hugo Silva

3 comentários:

trepadeira disse...

Já deixaram,há muito,de ter medo.
Aqui,no PNSE,gritam à porta das pessoas que não estão dispostas a alinhar com caciquelhos e quejandos-Se não vão a bem vão a mal,queimo isto tudo.
E a verdade é que há incêndios.E a verdade é que não se veem castigados os responsáveis.
É urgente limpar Portugal.
Cordial abraço,
mário

Rui C. Barbosa disse...

Viva Mário!

Diria mesmo urgentíssimo!

Estarei pela Estrela este fim de semana: Rossim, Torre, Covão d'Ametade, Manteigas...

Grande abraço!

Sociedade xeográfica disse...

E o geres-xures esta todolos anos en perigo de lume. Limpar hai que limpar moito. non só o monte... Cando chega o verán, a temporada perigosa que nos deixa o monte sen protección, todolos días con medo polo que poda pasar.
o día 16 de outubro facemos un percorrido polos prados de messe...