sábado, 12 de junho de 2010

Trilho do Rio (MTR-PR4)

O obectivo deste dia era o de percorrer o Trilho da Cumeada (Encosta do Sol) entre a Portela do Homem e a Amoreira, regressando pelas Minas das Sombras. Os aspectos burocráticos e as autorizações estavam dadas mas infelizmente as condições atmosféricas não ajudaram.

Este é um trilho cujo interesse principal é paisagístico. Com um tecto de nuvens muito baixas, a visibilidade era reduzida (apesar de haver a promessa que o tempo melhorar para a tarde). Este faco, aliado com a falta de segurança que estas condições implicam, levaram-nos a decidir optar por uma opção de recurso e esta opção teve eco no MTR-PR4 'Trilho do Rio'.

O Trilho do Rio é um umpercurso de pequena rota com uma extensão de 21,8 km. É um percurso circular de nível médio / alto com início na açdeia de Fiães do Rio. O trilho passa por diversos pontos de interesse, entre os quais se encontram tradicionais e seculares caminhos de pastoreio e de ligação entre aldeias. Estes caminhos levam-nos a Paredes do Rio, Covelães, Travassos, Sezelhe, Frades, S. Pedro e Vilaça, permitindo-nos um contacto directo com a cultura local destes povoados e sentir a vivência do quotidiano das aldeias. A nível natural o Trilho do Rio leva-nos por extensos bosques de paisagens verdejantes e por campos verdejantes.

"O percurso pedestre aitua-se parcialmente dentro dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês e permite uma aproximação directa ao território do Parque, conjugando a necessidade de protecção com o usufruto dos valores culturais e naturais."

Como opinião pessoal posso dizer que o Trilho do Rio pode ser dividido em duas partes principais. O percurso que se encontra na margem direita do Rio Cávado é muito interessantes levando-nos ao contacto com diversas aldeias e com as suas gentes. De peculiar interesse a aldeia de Paredes do Rio, onde se destaca o Núcleo Museológico do Complexo Hidráulico constituído por moínho, serra hidráulica e pisão; a aldeia de Sezelhe com os seus espigueiros; a aldeia de Sezelhe com os seus relógios de Sol e a Torre do Boi; a aldeia de Frades, com as ruínas do castro de Picoto e da Cividade (não visitáveis pelo trilho). Ao passar para a margem esquerda do Rio Cávado o interesse do Trilho do Rio baixa consideravelmente. Nesta margem de salientar somente a velha ponte românica logo a seguir aos Lameiros do Rio e as manchas de carvalho Negral.

É um trilho que se recomenda principalmente pelas aldeias que são atravessas e pelas paisagens rurais que proporciona.

Algumas imagens...






































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: