terça-feira, 29 de junho de 2010

Trilho de Secelo

Este trilho constituía um verdadeiro mistério, pois não existe qualquer informação disponível sobre o mesmo a não ser uma pequena nota numa listagem que o referia como estando localizado em Vilar da Veiga, Terras de Bouro. Pedindo informações no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro disserem-me que teria pouco mais de 1 km.


Secelo é uma área localizada entre o Parque de Campismo do Vidoeiro e a Preguiça. O Trilho de Secelo encontra-se marcado mas não possuí placa de início ou fim de trilho. Inicia-se junto da ponte de madeira no caminho para o parque de campismo e percorre a encosta esquerda do Rio Gerês até o atravessar numa outra ponte de madeira já á vista das casas em Secelo. Percorre depois a margem direita do rio, passando por um pequeno mirante que nos permite observar o Vale do Rio Gerês até á albufeira da Caniçada e as encostas da Quelha Verde e da Figueira já para lá da estrada nacional. Continua a descer e após passar por um imenso bosque de mimosas, chega perto do parque de campismo depois de passar por um pequeno carvalhar e pela Ponto dos Lobos. Continuando num por vezes íngreme estradão vai juntar com a estrada que segue para S. João do Campo. Nesta última fase facilmente se perde a sinalização indicativa do trilho e o instinto diz-nos para voltar para o Vidoeiro. Voltei a encontrar a sinalização já perto do final do trilho.

Percorrido o Trilho de Secelo, e na ausência de qualquer informação adicional, pergunto qual o seu objectivo e principal interesse? Se a ideia é mostrar os bosques de minosas para habituar o visitante do Parque Nacional à sua presença, então compreendo o seu objectivo caso contrário fico a aguardar a saída das informações sobre o Trilho.

Ficam algumas (poucas) fotografias...








Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: