quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trilho dos Currais (TBR-PR3)

Há já muito tempo que estava prometido a mim mesmo (!) fazer este trilho que me desafiava todas as vezes que passava pelo Vidoeiro, Caldas do Gerês. Sendo mais um visitante de montanha na Serra do Gerês, muitos destes trilhos marcados são estranhos para mim apesar de muitos deles passarem em locais de conheço «desde sempre».

Segundo o prospecto introdutório, o Trilho dos Currais está "...inserido na temática 'tradições comunitárias'..." e "...percorre uma área de singular beleza natural da Serra do Gerês." Estabelecido a Este das Caldas do Gerês, este trilho tira partido dos velhos caminhos de montanha e percorre três currais pertencentes ao baldio de Vilar da Veiga, nomeadamente o Curral da Lomba do Vidoeiro, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Espinheira. O Trilho dos Currais tem uma dificuldade média / elevada principalmente pelos desníveis bastente acentuados que têm de ser vencidos, um verdadeiro desafio para os trepadores. A sua extensão é de cerca de 10 km.



O trilho inicia-se junto da estrada nacional não muito longe do Centro de Interpretação Ambiental do Vidoeiro. Após passar ao lado do parque de merendas do Vidoeiro e de algumas casas, inicia-se a subida que só terminará no Curral da Lomba do Vidoeiro. O trilho passa pela estrada Vidoeiro - Pedra Bela e embrenha-se através de um estradão em direcção à floresta e lá no alto surge o primeiro dos currais... depois de muito trepar.

O Curral da Lomba do Vidoeiro é peculiar pelo número de grande mariolas que lá se encontram. Passagem para o Vale de Teixeira, é o primeiro dos três currais que são atravessados pelo trillho. Saindo da Lomba do Vidoeiro e entrando no vale do Ribeiro da Lomba do Vidoeiro, rapidamemte se chega ao curral seguinte, o Curral da Carvalha das Éguas. Este foi um dos primeiros currais por mim visitados nas minhas primeiras incursões na Serra do Gerês há já muitos anos. Agora encontra-se totalmente rodeado por uma cerca, mas o abrigo dos pastores (forno) encontra-se muito melhorado e é sem dúvida um bom local de descanso. Nunca esquecer de fechar a cancela quando sair!!!

Seguindo pelo cercado, o trilho segue em direcção ao Varejeiro e depois desce para o terceiro curral. O Varejeiro trouxe-me á memória uma permanência clandestina numa tenda montada em pleno caminho há muitos anos quando tentei pela primeira vez atravessar das Caldas do Gerês para os Carris. A travessia foi abortada ao segundo dia, mas aquela foi uma noite que nunca esquecerei.

Somos chegados ao Curral da Espinheira para ser saudado pela sinfonia do cantar dos pássaros. Depois de uma paragem continua-se em direcção à Pedra Bela para apreciar o imenso vale do Rio Gerês e a albufeira da Caniçada. Retoma-se o trilho que penetra na floresta e depois de passar pelo Curral do Gaio, e de seguir alguns metros pela estrada, o trilho flete para a esquerda iniciando a vertiginosa e derrapante descida para as Caldas do Gerês e depois subindo para o Videiro após passar ao lado do velho chalet.

Algumas imagens...




Curral da Lomba do Vidoeiro







Curral da Carvalha das Éguas










Curral da Espinheira











Curral do Gaio




Lucanus cervus (Vacaloura)



Mais informação sobre a Vacaloura aqui.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: