quarta-feira, 2 de junho de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XXXIII)

O país dos futebóis assiste impávido e sereno, envolto na volúpia de mais uma vitória na relva, à devassa da nossa interioridade. O país que tem uma imprensa que chama de 'bravos' a homens que correm em frente de um animal assustado preso por cordas na minhota Ponte de Lima justificada á sombra de uma tradição estúpida e ignorante com a benção da Católica Igreja, é o mesmo que fica insensível perante a ledapidação do nosso património.

Se em tempos os governantes do país dos futebóis tomaram a decisão de deixar cair aos pedaços as casas florestais espalhadas pelo país, não me posso espantar quando hoje tomam a mesma decisão de violentar a interioridade e a vida de milhares de crianças separando-as das suas famílias, concentrando-as num ensino de massas e afastando-as de um núcleo familiar que se torna cada vez mais temporário.

Mais isto são divagações... "Olho por olho! Dente por dente! Vamos em frente, ó Capitão!"

Quase escondida na Mata de Tieiras encontramos as ruínas da Casa do Guarda de Tieiras entre a Sr.a da Peneda e Lamas de Mouro. Tal como a maioria destes edifícios, encontra-se em ruínas. O soalho de madeira desapareceu, as paredes estão podres e a cair, o tecto deixa ver o céu... Enfim, é mais um registo das dezenas de casas abandonadas nas nossas florestas.

Junto da Casa do Guarda de Tieiras encontramos também uma outra casa que serveria de apoio á casa principal como armazém ou forno. Ao contrário das outras casas que já visitei, o desenho interior desta casa é diferente apresentando um acesso central a várias partes da casa. Um aspecto muito interessante é a sua lareira com um banco lateral que não se observa na maioria das outras casas.

A Casa do Guarda de Tieiras está localizada a 42º 00'19 N - 8º 12'30 O e a uma altitude de 879 metros.














Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: