domingo, 19 de abril de 2009

Sob escuta...

Carris, 24 de Abril de 1974

Passaram quase 35 anos desde o dia 25 de Abril de 1974, porém continuam a existir no nosso Portugal (ou será que deverei antes dizer que começam a ressurgir?) velhos tiques pidescos e repressivos que ainda caracterizaram o dia 24 de Abril de 1974... Sou sincero, não faço a mínima ideia de como terá sido o dia 25 de Abril de 1974 nas Minas dos Carris. Provavelmente terá sido um dia como os anteriores e as notícias da longínqua Lisboa certamente que deverão ter demorado algum tempo a chegar ao topo da Serra do Gerês. Sei no entanto, que aquelas minas terão sido ponto de fuga de muitas pessoas associadas ao velho regime... esta talvez seja outra história para daqui a alguns dias.

Como me apetece escrever hoje um pouco, e ainda em consequência de uma conversa que foi surgindo à medida que nos aproximávamos das Minas do Borrageiro durante a última actividade promovida por este blogue, vou escrevinhar aqui qualquer coisa sobre estes velhos / novos tiques.

Para muita gente, é sabido que existem vários blogues 'sobre vigilância constante' por parte de uma entidade da qual não esperávamos este tipo de tiques. Estes blogues, direccionados para a prática do montanhismo / pedestrianismo / arqueologia industrial amadora, organizam por vezes algumas actividades nas quais pequenos grupos de pessoas se juntam para poderem desfrutar um pouco daquilo que o nosso país de melhor tem para dar: as suas paisagens, os seus lugares e algumas das suas gentes (sim, algumas porque existe muita gente que não interessa para ninguém...). Estes grupos de pessoas organizam-se e preparam estas actividades sem terem qualquer objectivo financeiro e lucrativo. Juntam-se porque simplesmente querem tirar o máximo prazer do convívio com outras pessoas com as quais partilham ideais e objectivos.

Sabemos que a sociedade portuguesa não é uma sociedade educada para a protecção da Natureza e do ambiente. Se assim fosse não se permitiria a vergonha nacional das touradas, não teríamos incêndios quando a temperatura sobe, teríamos zonas protegidas bem cuidadas por quem as visita e por quem é pago com o dinheiro de todos nós para as gerir e proteger. Assim, não deveremos esperar tão cedo que uma sociedade que abandona todos os dias os animais, que suja tudo quanto é espaço e que pratica os mais vis actos de vandalismo sobre o seu próprio património, seja capaz de um momento para o outro ter uma consciência ambiental que quem a deve ensinar tem preguiça de o fazer (ou então não sabe mesmo como o fazer... o que será muito pior).

Não consigo imaginar que exista alguém que recebeu ordens superiores para vigiar blogues. Não consigo imaginar alguém que envie missivas a autores de blogues como que num acto de intimidação própria de um regime mal enterrado. Já fui 'vítima' há alguns meses de tal coisa e o que aconteceu só me deu mais força para poder «lutar» contra esta situação.

Actos de intimidação deste tipo não têm / podem ter lugar! Deve-se adoptar uma atitude de plena colaboração e não de fechar as portas a uma comunicação com quem pode ajudar a vigiar um parque nacional que de nome já não tem quase nada e que em breve tempo não passará de uma recordação de velhos panfletos e mapas. Quem adopta uma atitude autista de se isolar e pensar que tem sempre razão, acabará proscrito pela História que se escreve a cada dia que passa.

Se não são capazes de gerir como o devem fazer aliando a protecção dos valores ambientais e naturais do parque nacional com o direito que usufruto desse espaço por todos nós, então mais vale dar o lugar a quem o saiba fazer, o país agradece... eu agradeço e todos nós agradecemos. Ainda estão a tempo de poderem tirar partido de uma força que pode ajudar a preservar o Parque Nacional da Peneda-Gerês colaborando com vocês todas as semanas. Como? Basta fazerem uma coisa que não têm feito até aqui... pensarem.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

9 comentários:

White Angel disse...

:):):):)

Estamos contigo...

Abraço

Preto disse...

Força Rui, estamos cá para o que der e vier!!!

Indio ; 666fugem ; Lobo disse...

VAMOS LÁ!!!!
Somos uma gota no oceano...
Mas é essa gota que faz oceanos.

Só quem entende e respeita a NATUREZA assim o entende!!!

Abraço

David Gonçalves disse...

São pessoas como tu que me fazem acreditar que é possivel mudar mentalidades pequenas...Nunca desistas!

Abraço

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

Também já senti a escuta ou observação, no nosso blog,http://ecdcportugal.blogspot.com/2008/01/marcha-cascata-do-arado-prados.html , mas como quem não deve não teme... e os comentários são sempre de forma anónima, não lhes ligo e já nem lhes respondo ou sequer os coloco nos comentários.
Homens e Mulheres da Montanha não se assustam com facilidade ;)

Abraço

NO GERES disse...

Podemos perecer pequenos mas todos juntos somos os maiores.

NÃO VAMOS DESISTIR.

Abraço

Carlos disse...

Em relação a alguém "escutar" os blogs, já não de admiro disso nos tempos que correm.
Aliás que anda há algum tempo pela blogosfera, já se apercebeu da tentativa do "estado"
em tentar silenciar quem tem um blog que ousa criticar o que está mal, ou apenas ser do "contra".
Daí que a minha opinião é esta, o trabalho divulgado deste blog, merecia inclusive ser ainda mais divulgado,
na forma de livro, documentário, etc, e deve continuar a ser apoiado.
Quem o consulta à "socapa" na base da vigilância, deveria aprender algo de útil, em vez de tentar intimidar.
Por mim, tens o total apoio na tua luta e divulgação do teu trabalho.
"Dos fracos não reza a história".

Anónimo disse...

Nuno Pimenta: este é um comentário off topic!!

segundo a minha namorada :) parece que a tvi vai começar a emitir, se não me falha a memoria, para o proximo mes, uma novela que se passa desde a india passando por arcos de valdevez e peneda-geres!!

pode ser que com a novela o povo portuges fique um pouco mais sensibilizado e tenha consciência do tesouro que é o parque nacional peneda geres!!

so espero que a equipa de filmagens deixe o parque da forma como o encontrou, ou ate melhor :)!!

se alguem souber de mais alguma coisa....

Empada Vegetal disse...

Interessante...temos que falar um dia. Nuno (pantufas)