quinta-feira, 16 de abril de 2009

A mais antiga fotografia...

Carris, 1941

De toda a documentação de tenho sobre as explorações mineiras na zona dos Carris, sem dúvida que aquelas que são mais apelativas ao olhar são os documentos fotográficos. Nos nossos dias é talvez um pouco difícil imaginarmos como seria a zona antes da chegada das casas e outras construções que agora moldam a paisagem daquela zona da Serra do Gerês.

A fotografia que ilustra esta entrada no blogue pode não ser a fotografia mais antiga que existe daquelas paragens, mas certamente que é uma das mais antigas e é por isso um documento muito importante e de elevado valor para a história das Minas dos Carris. Na fotografia podemos ver uma paisagem que hoje está muito diferente; aqui vemos o Salto do Lobo como era em 1941 antes de se iniciar uma exploração mais intensiva do volfrâmio no seu interior. Provavelmente nesta altura, e tendo em conta alguns documentos da época, o interior do Salto do Lobo já teria sido explorado de forma superficial. Na parte central da fotografia (seta central) está indicado o final da Corga da Carvoeirinha quando se transforma na Lama da Carvoeirinha e a letra 'b' indica o início do Salto do Lobo.

Hoje a paisagem é muito diferente pois o interior do Salto do Lobo está coberto de densa vegetação, mas é sempre um objectivo explorar o seu interior...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: