quarta-feira, 25 de março de 2009

Catástrofe na Albergaria?... (VII)

Do Miguel Borges recebi um email que eu penso será interessante reproduzir aqui para nos ajudar a esclarecer um pouco sobre a real dimensão dos incêndios que afectaram o Parque Nacional da Peneda-Gerês entre os dias 21 e 24 de Março de 2008.

"Tomei a liberdade de te enviar um email no sentido de te mostrar um breve estudo que fiz sobre os incêndios destes últimos dias no PNPG.

Baseei-me em imagens satélite da NASA, com informação vectorial que assinalam anomalias térmicas e tudo combinado no Google Earth (o serviço fornece asimagens já georeferenciadas e com correcção). Foram obtidas a partir daqui: http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/.

Em qualquer das imagens, as manchas vermelhas denotam anomalias térmicas, i.e. incêndios, e os polígonos a azul (acrescentados por mim para referência) assinalam a Mata de Albergaria e Carris.

Ainda não me debrucei suficientemente sobre o resultado para chegar a conclusões definitivas mas ressalvo a localização do incêndio na Albergaria (mais a Sul do que julgava e com eventual passagem para o lado poente da estrada). Noto também que não há qualquer anomalia junto de Carris... De notar também que o dia 22 de Março terá sido o mais "violento" no PNPG.

Mostro estes dados sem quaisquer garantias de qualidade cientifica, mas como máximo rigor que as fontes de informação a que recorri permitem."
O Miguel Borges refere ainda num outro email "A partir de cinco pontos geográficos que obtive da fonte anterior (detecçãode anomalia térmica em 22 de Março às 11:25h) tracei um polígono a uni-los. Desta forma, acho que podemos ter uma ideia mais aproximada do que se poderá ter passado. Mesmo assim, o fogo está ainda bem longe de Carris."

2 comentários:

DuK disse...

... por varias vezes (e de certeza que nao so a mim) ja me passou pela cabeça tomar atitudes publicas para chamar a atenção do que se passa no PNPG e na maneira que esta a ser gerido. Até porque é gerido com dinheiros publicos e isso a todos nós diz respeito.
Talvez seja uma ideia a reter tendo em conta tantos e tao fieis montanhista que usufruem e respeitam (talvez mais que as entidades competentes) o Parque.
Acredito que até a nivel internacional (rede Pan Parks) o parque nao deverá gozar de grande prestigio... E para todos nós que lá caminhamos, fica a pergunta, alguem notou alguma melhoria seja em que aspecto for?

Anónimo disse...

nenhuma!gostaria até de saber o que é feito de todos os 1.5 € que paguei de todas as vezes que passei na portela do homem no verão passado!e foram algumas!se toda a gente que la passe pagar 1,5 € dá uma soma consideravel, pelo menos para deitar sal na strada quando neva no inverno :)