quarta-feira, 18 de março de 2009

Acampar nos Carris.

Carris, 20 de Setembro de 2008

Hoje em conversa com um amigo de muitas caminhadas até às Minas dos Carris e por entre a troca de ideias sobre novos trilhos, tocamos ao de leve o tema relacionado com o facto de que aparentemente nas últimas semanas muita gente parece ter pernoitado em Carris. Na realidade existem muitos sinais disso e alguém anda mesmo muito distraído. Não é que eu seja contra a pernoita naquelas serranias, antes pelo contrário... Passar uma noite em Carris é algo que muita boa gente deveria fazer... por muitas razões... mas isso é outra entrada neste blogue.

No mês de Setembro de 2008 este blogue juntamente com um grupo de populares de Vilar da Veiga e das Caldas do Gerês, organizou uma limpeza da zona das Minas dos Carris. Trouxemos quilos e quilos de lixo que sujava as ruínas. Infelizmente, por ser difícil de transportar, o lixo mais pesado (metal) acabou por ficar arrumado a um canto junto dos antigos chuveiros existentes nas instalações mineiras.

Ao fazer a limpeza pensei inocentemente que no futuro o local se manteria mais limpo, mas é com uma certa tristeza que continuo a ver que existe muia gente estúpida neste mundo e que não sabe respeitar um lugar que é de todos. O lixo voltou em força aos Carris e até já podemos encontrar sacos-cama por lá.

Existe muita gente que só vai a Carris uma vez na vida e nunca mais lá volta. Talvez sejam estes que sujam e deixam as suas marcas imbecis nas paredes. Muita gente acampa nas nossas montanhas e são críticas da atitude que as entidades responsáveis tomam para zelar por um património natural que é de todos nós. Não se trata somente de destruir ruínas sem valor, trata-se de sujar e deitar lixo para o chão numa falta de civismo crónica que infelizmente irá durar muitas gerações. Ao deixar o lixo pela montanha poderá contribuir para a perder de uma riqueza para as populações locais. Não são poucas as histórias de animais que comem latas e plásticos e que acabam por morrer. É uma perda muito grande para quem tem pouco.

Infelizmente não cuidamos do que é nosso. Dámos valor ao nosso passeio de carro de fim-de-semana, mas não pensamos que podemos estar a entrar em zonas únicas no nosso país.

Certamente que esta gente não lê este blogue. É pena, podia ser que as suas consciências ficassem um pouco abertas para um futuro que não lhes pertence.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

MeiaSola disse...

Realmente foi uma desilusão ver aquilo sujo de novo...

Mas outro (mau) exemplo é o inicio do trilho na portela do homem... Aí o parque não faz nada, deixa sujar e estragar, porque provavelmente "esses" que sujam são os que pagam a famosa taxa de acesso...

É o país que temos...