segunda-feira, 23 de março de 2009

Catástrofe na Albergaria?... (III)

Segundo o Jornal PÚBLICO citando o vice-comandante distrital dos bombeiros, Paulo Nunes, "...as chamas estão neste momento próximo do topo da serra do Gerês - que tem 1534 metros -, numa zona de fronteira entre Portugal e Espanha com picos graníticos de muito difícil acesso, próxima das antigas minas de volfrâmio, desactivadas desde o fim da Segunda Guerra".

Tal como comentei na edição on-line do Jornal PÚBLICO, há algo aqui que não está a bater certo. O mapa que reproduzo em cima foi obtido do sítio da Protecção Civil e mostra o possível local de início (?) das chamas que não terão afectado o núcleo da Mata da Albergaria. Agora será que alguém me explica como é que as chamas passam desta zona da Serra do Gerês para a zona de maior altitude da mesma na área das Minas dos Carris atravessando dezenas de quilómetros de floresta?

Quem é que não está a dizer a verdade aqui ou quem está a esconder a verdadeira dimensão do que se está a passar? Ou será que as pessoas no terreno não têm um conhecimento preciso do local onde estão a actuar?

5 comentários:

Miguel Borges disse...

O que poderá ter acontecido é que o mapa da protecção civil esteja errado. Ou seja, o incêndio terá começado na encosta poente (tendo por referência a estrada vila do gerês-portela).

Lembrei-me disto ao olhar para a foto da notícia do Público - mostra um bombeiro a impedir as chamas de atravessar a estrada, chamas essas que por observação do declive estão a deflagrar na encosta nascente...

Ou seja, os estragos devem ser de monta. Os jornais referem com muito vigor que o "núcleo" da mata da albergaria n foi atingido mas isso diz pouco do desastre que deve estar a acontecer.

A minha tradução é: o incêndio não passou a estrada mas toda a encosta deve estar em péssimo estado.

Triste.

White Angel disse...

Rui,

Nao queria ser mázinha... mas acho que vou ser...

"São fantoches Rui...Fantoches que não sabem, nem conhecem o chão que estão a pisar..."
Isto com todo o respeito que devo aos bombeiros que estão a trabalhar no local...

Até eu ja estava a ficar baralhada entre o texto e o mapa....lol

Abraço

MeiaSola disse...

1º - As minas de carris devem ter-se deslocado durante a noite...

2º - Ou então a mata da albergaria passou para outro lado...

3ª - Ainda vamos ter o trilho do vale do homem, livre devido ao incêndio...


Até doí imaginar aquela zona toda cinzenta...

Pedro Pereira disse...

isto tudo acontece, pois nos dias que correm ninguem quer saber se arde ou deixa de arder,,, porque os responsáveis se preocupam-se menos com a remuneração ao fim do mês,e se preocupassem mais com a real protecção do parque nacional muitas destas situções não ocorreriam concerteza.....

Anónimo disse...

pimenta: este domingo estive no geres, pelo que deu para ver na pedra bela, o incendio nem chegou perto da mina dos carris,espero eu, não quero estar aqui a levantar duvidas a pessoas mais conhecedoras da area, apesar de ja ter ido a carris 2 vezes :) pouquinho eu sei, mas o que acabei de ler levantou uma duvida que tive no domingo, nuvens de fumo vinham da direcção de carris, provavelmente fumo que viria de outros incendios para la de carris e que estaria a ser empurrado para carris pelo vento, que me teria dado a sensação que estaria a arder em carris!!mas provavelmente este será uma ideia errada!
a sensação que me da, é tanto quem falou como quem deu essa informação não deve fazer ideia de onde se encontra carris!o meu coração aperta so de imaginar na possibilidade daquela zona ficar toda preta, a ideia é irreal