domingo, 9 de março de 2008

A pá do Serrinha...

Carris, 18 de Março de 2007

Há alguns meses troquei uma série de emails com o leitor Miguel Campos Costa nos quais ele me contou qual a utilidade de uma pá que eu vira e fotografara a 18 de Março de 2007 (tal como se pode ver na entrada no blogue referente a esta data). Esta pá era então utilizada pelo último guarda dos Carris para limpar a neve dos caminhos por entre as casas das Minas dos Carris e foi também muitas vezes utilizada pelo Miguel na mesma função.

A foto que originou a troca de e-mails é a fotografia que encima esta entrada e o Miguel teve a amabilidade de me enviar algumas fotografias nas quais se pode ver a pá na sua função.

Na altura eu prometi ao Miguel um dia ir aos Carris com o intuito de recuperar a pá e talvez, quem sabe, um dia fazer dela uma peça de um museu sobre as Minas dos Carris. Passado uns dias encetei mais uma caminhada aos Carris, nomeadamente no passado mês de Dezembro, mas para minha tristeza parecia que alguém havia chegado primeiro do que eu e não encontrei qualquer rastro da pá no local onde me parecia tê-la visto pela última vez e onde teria obtido a fotografia. Voltei aos Carris passado um mês e voltei a procurar a pá alargando agora a área de busca, podendo ter sido arremessada para outro lugar por alguém. Mas uma vez não a encontrei...

Este assunto era recorrente para mim e de repente lembrei-me que provavelmente a pá já estaria guardada num local seguro... por mim próprio! Acabei por encontrar a pá após algumas arrumações e agora junta-se a pequenos itens que tenho recolhido por entre as ruínas para que um dia possam ajudar a ilustrar uma memória das Minas dos Carris.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Fotografia: © Miguel Campos Costa

Fotografia: © Rui C. Barbosa

6 comentários:

Anónimo disse...

olá Rui Barbosa,
foi como muito prazer que descobri o teu blog, excelente trabalho. tb já tive oportunidade de subir às minas nos carris, é simplesmente fantástico.
eu tenho fotos, mas são recentes... servem??
abraço e força!!
bruno matias
brunomatia@hotmail.com

Rui C. Barbosa disse...

Obrigado pelo teu comentário!

As fotografias são sempre bem vindas pois representam o teu olhar pessoal sobre os Carris.

White Angel disse...

Oi Rui,

Parabens pela persistencia, é bom sentir que ainda ha gente a levar os seus ideias avante e a procurar em todos os recantos até encontrar.

Saudações Montanheiras

Unknown disse...

Olá, Rui!
Descobri hoje o teu blogue.
Muito interessante essa tua busca da pá e o gosto pelas minas dos carris.
Pela minha parte adoro a natureza, e as caminhadas...
Costumo percorrer PRs com a minha companheira (Arouca, V.Cambra, etc).
Estou contigo na luta pelos direitos dos animais.
Cump.
António Castanheira

Ana Fundo disse...

Olá,

Descobri hoje o seu blog, e está muito bom gosto e excelente.
Descobri-o porque andava a fazer uma pesquisa acerca das minhas dos Carris, porque o meu pai e respectiva familia trabalharam nessas Minas nos anos 50. Ele conta sempre histórias interessantes desse tempo.
Quando estiver com ele, vou-lhe mostrar o seu Blog.
Cumprimentos
Ana Paula
ana.paula.pereira@netvisao.pt

Anónimo disse...

Bons dias,

descobri este blog através da minha irmã, e de facto já estive por duas vezes nas minas, com o meu pai, que trabalhou lá mais o meu avô.
De uma paisagem magnifica, as minas, são de facto um legado histórico do nosso País.

Carlos do Fundo
cfundo@serroalto.com