quarta-feira, 5 de março de 2008

O Estado vigilante...

Carris, 20 de Outubro de 1970

No mês de Outubro de 1970 o jornal O Comércio do Porto publicou uma série de artigos relacionados com diversos aspectos da Serra do Gerês. No dia 20 desse mês as Minas dos Carris tiveram a honra de ser retratadas num artigo escrito pelo jornalista Luís Humberto.

Neste artigo o jornalista faz uma descrição bastante interessante daquela zona da Serra do Gerês e refere alguns detalhes relativos às minas que então estavam a ser reactivadas.

Numa altura em que Portugal vivia no constante medo da censura e da PIDE, a direcção da Sociedade das Minas do Gerês, Lda. recebeu uma carta datada de 22 de Outubro e assinada por um Engenheiro Chefe cuja assinatura é irreconhecível. O seguinte texto é uma transcrição dessa carta que é produto da governação autoritária e fascista da época:

"Embora convencido de que não cabe a essa concessionária qualquer responsabilidade no artigo publicado no jornal 'O COMÉRCIO DO PORTO' do passado dia 20, onde, a par de grosseiros erros técnicos e afirmações descabidas, se vai ao ponto de indicar como 'responsável dos trabalhos da mina' o gerente da Sociedade das Minas do Gerês, Lda., Exmo. Senhor Dr. Schneider Scherbina, chamo a atenção de VV.Exas. para o cuidado que deve haver nas relações com jornalistas.

Aproveito a oportunidade para recordar o que foi comunicado a VV.Exas. na última parte do ofício n.º 1292 de 15 de Julho do corrente ano.

A bem da Nação

O ENGENHEIRO CHEFE,

Assinatura ilegível"

Fotografia © O Comércio do Porto

Sem comentários: