terça-feira, 25 de março de 2008

Notas históricas (XXIX)

Carris, anos 50

Depois da descoberta de volfrâmio por Domingos de Sousa em Junho de 1941 e dos anos confusos que se seguiram, as concessões mineiras da zona dos Carris foram adquiridas pela Sociedade Mineira dos Castelos, Lda.

A exploração de volfrâmio era constituída por uma lavaria / separadora alimentada por centenas de «apanhistas» que vendiam à sociedade o volfrâmio que recolhiam das várias explorações a céu aberto ali existentes. Nesta altura não existiam preocupações sociais e a leve organização da exploração mineira, que tinha uma maquinaria básica, era direccionada para ganhar o máximo lucro possível.

As Minas dos Carris dos anos 50 já tinham uma vida organizada e do ponto de vista técnico a maquinaria existente era já muito boa. José Rodrigues de Sousa, um dos sócios fundadores da Sociedade das Minas do Gerês, Lda., planeara uma mina tecnicamente evoluída e uma aldeia mineira socialmente bem organizada.

Os edifícios existentes nas Minas dos Carris foram inicialmente propostos e construídas numa primeira fase pela Sociedade Mineira dos Castelos, sendo posteriormente melhorados e alargados pela Sociedade das Minas do Gerês. Em finais dos anos 50 as Minas dos Gerês já haviam dado trabalho a milhares de pessoas, mas o seu futuro estava traçado e o destino reservava-lhe o que hoje podemos testemunhar nas serranias do Gerês.

PS - A primeira fotografia foi obtida a 12 de Abril de 1995 e a última fotografia a 8 de Maio de 1994.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

crismafia disse...

esto es interesante me parece un buen blog que buena onda