segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A represa das Minas dos Carris

Carris, 10 de Fevereiro de 2008

Construída em 1956, a represa das Minas dos Carris é um lugar de visita obrigatória para aqueles que caminham até às ruínas do velho complexo mineiro. A represa teria como função proporcionar a água necessária para a lavagem do minério na lavaria sendo ainda possível distinguir em alguns locais os suportes das condutas que ligavam os dois pontos.

Sendo um local de contemplação e a partir do qual se pode ter uma vista privilegiada sobre a Garganta das Negras e em direcção ao Pico da Nevosa, é também um local de tragédia pois foi aqui que ocorreram as mais recentes mortes registadas naquela zona. Se no Verão é um local que convida a um mergulho refrescante nas suas águas escuras, no Inverno todo o cuidado é pouco pois o frio intenso gela as suas águas criando uma armadilha mortal.
Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Alexandre Nuno disse...

Recentes mortes?Como foi isso?

Rui C. Barbosa disse...

Estas mortes tiveram lugar nos anos 90 (finais) quando um grupo em visita ao Carris decidiu tirar uma fotografia sobre o gelo da represa dos Carris. O peso foi demasiado e algumas pessoas acabaram por cair à água quando a camada de gelo se partiu. Duas delas morreram afogadas. tenho algures um recorte de jornal que fala sobre o acidente, vou tentar encontrá-lo. Na altura alertei a comunicação social para o perigo que estava escondido na Serra do Gerês, mas nada acabou por ser feito.