sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Cidadelhe, Lomba / Cadeiró e Romião

Carris, 1 de Abril de 2007

Quando há já algum tempo enveredei pelo trabalho que estou a levar a cabo, foi-me oferecido um pequeno mapa no qual estavam indicadas as diversas concessões mineiras que constituam as Minas dos Carris. Nesse mesmo mapa encontravam-se indicadas outras concessões mineiras na Serra do Gerês, concessões essas onde terão sido levados a cabo trabalhos de extracção ou sondagem.

Se bem que as três concessões mineiras existentes nos Carris são já matéria para um bom estudo, é também chegada a altura de tentar determinar a localização exacta das restantes concessões. Já o ano passado tive a oportunidade de visitar o Castanheiro, local onde ainda podemos encontrar vestígios de que o homem remexeu a terra em busca do minério. O meu próximo objectivo é determinar a localização da concessão n.º 3213 de Lomba / Cadeiró.

Outros pontos a visitar serão Cidadelhe e mais tarde Romião, onde existia uma concessão provisória (999-P). A Serra do Gerês é assim mesmo, não nos para de surpreender com os seus segredos e a suas estórias...

Se alguém por ventura possuir fotografias destas áreas pedia-lhe para me contactarem.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: