quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Perdidos... (IV)

Segundo foi comentado neste blogue, o Comandante do CDOS de Vila Real, Almor Salvador, referiu à Rádio Renascença que os montanhistas resgatados na Serra do Gerês não terão de desembolsar um euro pelo, notando que "este tipo de socorro nunca foi pago".

Recordo aqui o que foi referido na edição de 5 de Fevereiro do Jornal de Notícias acerca deste caso: "Resgatar os três montanhistas que estiveram perdidos no Gerês, entre as 16 horas de domingo e as 12,30 de ontem custou, à Protecção Civil, cerca de 15 000 euros. Atendendo a que o helicóptero esteve mobilizado para esta acção durante seis horas no ar o que dá o valor arredondado de 15 mil euros. Seja como for, as autoridades garantem que, como em outras situações idênticas, "a factura seguirá para a casa dos três indivíduos". (...)"

Resta pois saber quem foi o autor desta infeliz e triste frase...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Anónimo disse...

apesar de tudo, e tirando todo o circo mediatico, esta situaçao acaba quanto a mim por ser proveitosa em termos de treino para os bombeiros e para os responsaveis do pnpg.. mesmo discordando ou nao da maneira que o fizeram ao nao utilizarem o estradao da portela do homem.. deu para ver que em condiçoes adversas os helis nao sao grande ajuda mas serao optimos para tirar varias pessoas ( por ex: uma equipa de resgate com varios elementos por varias rotas em caso de nao se saber ao certo onde estao as vitimas)em dias de verao em que muita gente inexperiente sem gps ou que nao saiba dar coordenadas ou pontos de referencia tenta fazer caminhadas por todo o parque etc. por isso apesar de tudo quando ouver uma desgraça a serio a coordenaçao sera muito melhor.. por outro lado temo que haja um muito maior rigor no acesso as minas. quanto a mim mal. porque quem vai ate la cima nao ira com o intuito de vandalizar.. o que se passa é que ha uma diminuta percentagem de gente ignorante em todo o lado.. e pagam todos por isso. nao é justo.

Rui C. Barbosa disse...

Não sei se este acontecimento terá algum efeito negativo para aqueles que costumam caminhar pela Serra do Gerês e pela área dos Carris e Pico da Nevosa.

Não havendo um aumento no número de efectivos disponíveis para a vigilância e caso se venha a verificar um deslocamento de efectivos para a aquela área, isso implica que outras zonas do Parque nacional ficam sem qualquer vigilância. O Parque Nacional não são só os Carris e a Serra do Gerês. A área do parque é enorme e toda ela tem de ser vigiada.

Podemos, porém, assistir a alguns casos de encontros com os Guardas da Natureza ou mesmo com o SEPNA, que eu acho mais complicado, mas penso que isso será uma situação temporária e resultante dos acontecimentos recentes.