Esta é uma publicação onde as fotografias falam mais do que qualquer descrição que poderia fazer.
Depois de uma noite de chuva intensa, a manhã surgiu fria e com uma chuva-neve a traçar o ar do Campo do Gerês. A última nevada havia trazido uma neve muito húmida e a ideia de subir às Minas dos Carris depressa se desvaneceu. Na verdade, não estava para fazer o caminho pelo Vale do Homem a saltitar de pedra em pedra para me escapar à água onde eventualmente iria enfiar uma bota.
Assim, decidi conduzir até à Portela de Leonte e à medida que ia percorrendo a Mata de Albergaria, a chuva-neve ora se intensificava, ora parava. A chegada a Leonte foi saudada pela queda de neve. Os pequenos flocos não acumulavam, mas sabia de antemão que em altitude a paisagem seria diferente.
E assim foi, à medida que ia subindo, o Pé de Cabril exibia já o seu colar de neve e ao longe os cumes do Parque Nacional revelavam-se cobertos de branco. A passagem pela Chã do Carvalho foi já ao som da neve recém-caída e a chegada ao Prado do Vidoal revelou um cenário de Inverno. Daqui para cima, a caminhada foi por um cenário de Inverno, a "neve do cuco" havia coberto a paisagem da Serra do Gerês com um cenário que possivelmente só se repetirá na próxima época invernal.
Ficam as fotografias do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário