sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Serra do Gerês - Entre a Ermida e Fafião pelo PR14 e pela GR50

A ideia era percorrer o Trilho do Sobreiral da Ermida (PR14 TBR) partindo da aldeia comunitária. Este é um percurso homologado com cerca de 14 km que evoca as tradições pastoris e a paisagem serrana.

Começando no Miradouro da Ermida, o traçado segue por entre as ruelas da pequena aldeia neste dia iluminada pela luz do Sol da manhã, mas com as nuvens a fazer um magnífico contraluz para os lados da Cabreira. O caminho leva-nos a sair da aldeia por entre uma paisagem de campos agrícolas e passando perto da Poça Entre Regadinhos. Seguindo por caminhos florestais, inicia-se uma longa descida para o Rio Arado, volteando o Alto da Vela, cruzando a Encosta do Recanto. O Rio Arado é vencido ao se passar uma velha ponte próxima da Feixa da Escudela e o caminho sobe ligeiramente, chegando depois a Figueiredo, seguindo então pela Encosta do Sobreiral e chegando à Nascente dos Fradelos antes de embocar na estrada que liga Ermida a Fafião, na margem direita do Rio Fafião.

Durante algumas centenas de metros, o percurso do PR14 TBR vai seguir a estrada, flectindo à esquerda para iniciar a subida em direcção ao Galhado. Nesta altura, decidi abandonar o meu propósito se percorrer o Trilho do Sobreiral da Ermida e decido continuar pela estrada até chegar à Ponte da Pigarreira, entrando então no traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês com o intuito de atingir o Pinhô.

A subida é longa e feita através de um estradão que nos vai oferecer paisagens únicas sobre o Rio Fafião, a Fecha do Quelhão e o Salgueiral, antes de iniciar nova picada guardada pela Roca de Pinhô. A caminhada faz-se a bom ritmo passando a Chã de Touro Trigo e, depois de passar uma pequena represa e uma cancela, inicia um ziguezaguear encosta acima, chegando finalmente ao Curral de Pinhô.

Depois do Curral de Pinhô, deixei por alguns quilómetros o traçado da GR50, seguindo pelo Porto Velho e atravessando o Rio do Conho. Querendo de novo retomar o traçado do PR14 TBR, segui pela Cruz de Tribela por um pequeno carreiro que me levou a um caminho florestal, chegando mais adiante ao Curral das Cortes. Daqui, a passagem por Tribela (Curral de Tribela), Curral dos Portos e Curral de Malhadoura, parando um pouco mais adiante para o merecido descanso e repasto.

Estando já no caminho florestal que me levaria à Ponte do Arado, retomei o traçado da GR50 em Pala Freita (à sombra do Miradouro das Rocas) e segui durante algumas centenas de metros pelo topo da Encosta do Fojo, abandonando a GR50 e retomando o PR14 para me dirigir à Ermida passando perto do Alto da Carvalhinha e Chã de Sobreira.

Ficam algumas imagens do dia,,,