A fotografia em cima mostra o início da construção da Lavaria Nova das Minas dos Carris (concessão do Salto do Lobo) no início dos anos 50.
Anteriormente, durante a fase de exploração realizada pela Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., os trabalhos de lavagem do minério eram realizados na Lavaria Velha que era um edifício construído em madeira, com alicerces de alvenaria e coberto a chapa de zinco, tendo uma área de 149,50 m2. Posteriormente, e com o previsível aumento de produção da mina, foi construída a Lavaria Nova.
A Lavaria Nova, no topo da Corga de Lamalonga, era um edifício construído em alvenaria e coberto a lusalite, tendo uma área de 514 m2.
Este era o maior edifício existente no complexo mineiro. Local de separação do volfrâmio, este era aqui ensacado e enviado para o Porto onde era processado e posteriormente enviado para o comprador.
Ainda hoje é um edifício impressionante pela sua volumetria. O seu enquadramento na paisagem é quase perfeito e surge quase como uma fortaleza de guarda a entrada no complexo mineiro vindo da Lamalonga sobre qual proporciona uma paisagem única.
Com a previsão de se retomar os trabalhos de exploração mineira nos anos 80, surgiu o projecto de construção de uma terceira lavaria junto da Garganta das Negras (concessão da Garganta das Negras I), mas felizmente os trabalhos mineiros não foram retomados.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário