Esta foi a última caminhada de 2023 iniciada na Serra do Gerês, partindo da Portela do Homem em direcção ao alto de Santa Eufémia, Serra de Santa Eufémia, num total de 21,7 km.
Deixando a Portela do Homem, segui na direcção da Chã de Calvos e depois pelo topo da Lomba de Calvos, já no lado galego. A caminhada seguiu os imensos caminhos florestais abertos nas encostas, passando por A Espera Fria, Penedos Rubios e pelas Eiras de Pedra. A paisagem sofre, toda ela, os efeitos devastadores dos fogos florestais que por ali deflagraram há vários anos, com os matos a começar a recuperar por entre as encostas graníticas e arenosas.
Seguindo pelo Xesteiro das Eiras, o caminho levou-me então a Chan de Onás e Castelo de Aradas, seguindo então na direcção no Alto de Santa Eufémia (com os seus 1.107 metros de altitude) passando ao lado do Castelo de Lavías que visitaria no regresso.
O Alto de Santa Eufémia oferece-nos uma paisagem magnífica, vislumbrando-se a raia galega ao longo da Serra do Gerês, o imponente Vale do Rio Lima e as vertentes da Serra Amarela, antes do nosso olhar se alargar para a Serra de Soajo e Serra da Peneda. De salientar, a profundidade do Vale do Rio Cabril, verdadeiro oásis de vida selvagem e uma das zonas de protecção ímpar no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Por outro lado, as vertentes graníticas e agrestes que guardam o Alto de Santa Eufémia, são monumentos geológicos únicos.
As imediações proporcionam também alguns enigmáticos conjuntos de ruínas e um património toponímico de interesse.
Após uma curta paragem, segui em direcção a Chan de Onás (passando pelo Castelo de Lavías), prosseguindo para A Canda ao longo da margem esquerda da Corga da Canda. O caminho percorre toda a corga em ambas as margens até se dirigir para Onde Morreu Martinho, seguindo depois para a Corga da Fecha da Abella e daqui para Cabanas de Calvos, cruzando mais tarde As Xeadelas e Lama de Picón, antes de subir para a Portela do Home, terminando então esta jornada.
Algumas fotografias do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário