segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Paisagens da Peneda-Gerês (MXVIII) - O milenar teixo

 


Mais antigo do que a própria nacionalidade, o milenar teixo vai resistindo à passagem dos anos.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

4 comentários:

Unknown disse...

Olá , apesar de já ter recolhido alguma informação sobre onde posso visitar núcleos de teixos adultos no Gerês, gostava de lhe perguntar , dada a sua vasta sabedoria referente a trilhos na serra , se me pode dar alguma informação sobre onde visitar zonas com teixos , de preferência as que tenham mais fácil acesso ( se é que existem !), e também onde existam teixos com mais idade ! Obrigado .
Ricardo Sá .

Rui C. Barbosa disse...

Existem várias zonas com teixos com relativo fácil acesso: na subida de Leonte para o Vidoal tem teixos jovens mesmo junto do caminho; na descida da Sesta da Arrocela para Entre-Águas / Poço Azul, tem um excelente conjunto de velhos teixos de muito fácil acesso; no Vale do Alto Homem (Corga do Cagarouço) também existem teixos, mas o acesso é complicado; na Chã de Cagademos, não muito longe do Ribeiro de Cagademos, Mata de Albergaria, também existem teixos de fácil acesso. Um passeio tranquilo pela Mata de Albergaria (junto do Ribeiro de Moção), também encontrará.

Unknown disse...

Obrigado !Eu ando a estudar em casa com a ajuda de uma app , a Maps.me , e há locais que não consigo encontrar . Como Cagademos , Ribeiro de Moçâo. também procurei aquele local onde fotografou os teixos com neve perto dos prados de vidoal , mas não encontrei , essa zona é a caminho para châ da freza (preza) ?
O que considera dificil acesso na corga de Cagarouço é toda a caminhada no Vale do alto Homem ou é na propria corga ? Também tenho referências que há até considerado um teixedo na Ribeira da Agua da Pala .
mais uma vez obrigado.

Rui C. Barbosa disse...

Cagademos e Ribeiro de Monção ficam ao longo da estrada entre Leonte e a Portela do Homem.

Sim, os teixos com neve ficam acima do Prado do Vidoal a caminho da Preza.

A dificuldade é mais na Corga do Cagarouço. O acesso não será fácil.

Sim, o acesso à Água da Pala também não será fácil.

No caso de ser um estudo, recomendo o contacto com o ICNF para um acesso mais fácil à informação e ajuda por parte dos técnicos. Sim, por vezes pode ser complicado lidar com o ICNF/PNPG, mas vale a pena tentar.