domingo, 3 de janeiro de 2021

Serra do Gerês - Caminhada pelo frio de Janeiro

 


O novo ano começou com neve na Serra do Gerês e nas outras serras do Parque Nacional. As paisagens brancas constituíram o postal do novo ano e o dia vice ainda trouxe os cumes pintados de neve sobre um céu azul.

Este dia decidi fazer uma jornada de vários quilómetros (sim, o objectivo para 2021 também são 2.000) saindo do Campo do Gerês e passando pelo Pé de Cabril, sendo no entanto trepar ao seu cume gelado. A jornada seguiu por Bostelo e Chã de Junceda, passando depois pelo Vale do Meio, Manga da Tojeira, Fenteira do Prado, Prado e por Onde Cria a Pássara, chegando à base dos espigões do Pé de Cabril. 


Descendo à Portela do Confurco, segui então pelo estradão florestal na Encosta da Bemposta até perto da ponte sobre o Rio Maceira para chegar à EN308-1. Prossegui até à Mata de Albergaria, descendo para o Viveiro das Trutas e seguindo pela Estrada da Geira até entroncar no traçado do PR5 Trilho da Águia do Sarilhão, chegando à Milha XXIX (Bouça do Gavião). Continuei no PR5 até chegar ao Campo do Gerês.

Ficam algumas fotos do dia...











































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: