terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Serra do Gerês - Trepada ao Borrageiro

 


Caminhada ao alto do Borrageiro, verdadeira varanda panorâmica da Serra do Gerês e durante muitos considerado como o seu ponto mais elevado. 

Segundo Garcias - Montanhas de Portugal, "desde o topo da montanha pode-se admirar uma paisagem majestosa na qual podemos reconhecer o vale do Cávado, as serras da Cabreira, de Fafe Basto, Amarela, do Soajo, da Peneda, do Larouco, do Facho, do Barroso e ao longe as serras do Marão, do Alvão, e do Corno de Bico além da maior parte dos picos principais da serra do Gerês."

A caminhada para o Borrageiro não é difícil, porém é uma trepada que se inicia na Portela de Leonte e nos leva a superior um desnível de cerca de 600 metros até uma altitude de 1.430 metros. 



O caminho inicia-se junto do posto de controlo de acesso à Mata de Albergaria, tomando os caminhos de pé posto e uma calçada magistral que nos vai levar a passar junto da Chã de Carvalho até chegarmos ao Prado do Vidoal. Pelo caminho o Pé de Cabril que nos guarda as costas, vai-se afundando na paisagem e os cumes da Serra Amarela e da Serra da Peneda vão-se tornando proeminentes na paisagem, avistando-se também a Serra do Soajo.

A chegada ao Vidoal permite-nos uma paisagem soberba para a Corneda, Pé de Medela, Carris de Maceira, Corga dos Cântaros, Roca d'Arte e Lavadouros. O prado repousa à sombra do Outeiro Moço que vamos ladear por Norte para chegarmos à Preza que nos abre os horizontes para o Vale de Teixeira e Cambalhão.



Para chegarmos à Chã da Fonte, a caminho do Borrageiro, temos duas opções desde a Preza: subindo a encosta que se eleva à nossa esquerda ou seguindo pelo carreiro que nos leva pelo Enfragadouro. A primeira opção será mais curta, mas mais exigente em termos físicos.

A Chã da Fonte antecede a subida para a Fonte da Borrageirinha a partir da qual tomamos um carreiro mariolado para o Arco do Borrageiro. Cliché clássico da época do Gerês Termal, o Arco do Borrageiro é uma característica geológica peculiar a visitar quando se caminha para um dos pontos mais elevados da Serra do Gerês. Ainda segundo Garcias - Montanhas de Portugal, "esta montanha é 14ª mais alta de Portugal continental, no que concerne à proeminência este cume é o 93º em Portugal continental e a 4º na serra do Gerês."

Deixando para trás o Arco do Borrageiro, vamos seguir umas pequenas mariolas que se dirigem a Este e em poucos minutos temos o vislumbre do cume do Borrageiro encimado por uma velha antena de comunicações (agora em desuso). O cume é atingido continuando a perseguir as mariolas até chegar a um secular marco geodésico destruído que vai sendo destruído pelos rigores das condições meteorológicas.

Esta caminhada foi em grande parte percorrida com a presença de neve e gelo, pelo que foi necessário o uso de pequenos cranpons ou espigões adaptáveis para ultrapassar os caramelos (as grandes placas de gelo) que tomavam conta de algumas encostas. 

O regresso foi feito descendo pelas Lamas de Borrageiro até atingir a Fonte da Borrageirinha / Chã da Fonte.

Ficam algumas fotografias do dia...
























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: