segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Associação Para o Desenvolvimento de Pitões está agora no Facebook

 


A Associação Para o Desenvolvimento de Pitões das Júnias criou uma página na rede social Facebook que pode ser visitada aqui.

Passe por lá e deixe o seu 'gosto'.

A APDP – Associação Para o Desenvolvimento de Pitões – foi criada em Fevereiro de 2015 e surgiu da necessidade de promover actividades e desenvolver projectos que visem a preservação do património imaterial local. A APDP tem como objectivo promover a cultura do povo de Pitões das Júnias, motivando e envolvendo os habitantes. Em paralelo pretende criar infraestruturas adequadas às características da população e dos eventos a concretizar.

A população de Pitões possui características únicas e muito particulares. Estas devem-se ao facto de a aldeia, Pitões das Júnias, estar situada a cerca de 1.200 metros de altitude, no extremo norte de Portugal, dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre, região de Barroso, Trás-os-Montes. Além disso, o seu clima inóspito do inverno e a consequente imigração contribuíram para que a aldeia conservasse a sua pequena população.

A sua origem remonta aos séculos IX e XI, muito análoga à origem do Mosteiro de Santa Maria das Júnias.

A página oficial da associação é aqui.

Sem comentários: