domingo, 24 de janeiro de 2021

Trilhos PNPG - Trilho da Águia do Sarilhão (mod)

 


O Trilho da Águia do Sarilhão é um percurso de pequena rota que se desenvolve nas proximidades da aldeia de Campo do Gerês. É um percurso circular que se inicia junto do Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, e "estende-se por terrenos aplanados de um vale alargado, por onde passa o Ribeiro de Rodas, entre o Núcleo Museológico e a margem esquerda da albufeira de Vilarinho da Furna. Percorre os aglomerados rurais deste antigo povoado e descortina, por entre os arruados estreitos, os espigueiros e habitações com as suas cruzes cimeiras e varandas com madeiramentos abertas ao logradouro" na aldeia do Campo do Gerês.

O percurso percorre parte da "estrada romana Via Nova XVIII (Geira), com passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX. Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo do Gerês e Casa das Peças que serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis.

Inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, este trilho aproxima-se de outros locais de interesse, como a fraga do Sarilhão, a Mata da Albergaria (Reserva da Biosfera) e a extinta aldeia comunitária submersa de Vilarinho da Furna."

Mais informações sobre o percurso podem ser obtidas aqui e o ficheiro GPX do mesmo aqui.

Em termos pessoais destaco a paisagem sobre a albufeira que esconde Vilarinho da Furna e todo o panorama adjacente da Serra Amarela e da Serra do Gerês, a passagem pelo troço da Geira na Corga do Gavião, o vislumbre da Fraga do Sarilhão e o núcleo rural (Assento) da aldeia do Campo do Gerês.

Algumas fotografias do dia...


















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: