sexta-feira, 10 de julho de 2020

Nota de imprensa - Ministro do Ambiente visita uma paisagem de lixo, beatas de cigarro, resíduos e ruínas na sua passagem pelo PNPG


Nota de Imprensa

Cavalos, lixo, beatas de cigarro, máscaras, resíduos e monos em locais de visita e de passagem do Ministro do Ambiente

O Ministro do Ambiente esteve, hoje, no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, no Gerês, no concelho de Terras de Bouro.

Estando nesse concelho por motivos profissionais, desloquei-me ao Centro para questionar o Ministro sobre os milhares de resíduos recicláveis, o lixo e as beatas de cigarro visíveis nas bermas das estradas, caminhos e rios das Serras da Estrela, do Gerês, da Cabreira e no Bom Jesus do Monte (Braga). Igualmente, a utilização de cavalos para passeios nas imediações do Centro, observados no local, levaram-me a questionar o membro do Governo dado discordar da realização destes passeios no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).

Mas o Ministro só respondeu à questão dos cavalos. 

Por feliz coincidência, constatei que se podia fumar nas imediações deste Centro dada a observação de dezenas de beatas de cigarro no chão, tendo até alertado militares presentes. Fiquei chocado. 

Porém, quando a comitiva se deslocou até à Portela do Homem, na fronteira com Espanha, aí é que constatei a falta de respeito pelo PNPG. 

Eis o cenário: em redor da Fonte da Portela, era possível observar garrafas de vidros, estilhaços, máscaras, tampas de plástico, um gargalo de garrafa quebrada, maços de tabaco, latas, lenços de papel, embalagens de gelados. Junto a sinalização da Geira, encontrei dois caixotes do lixo, um grafitado e outro tombado para o percurso da Geira. Um nojo. Por fim, próximo a um café onde o Ministro também fez uma intervenção,  estava um velho barril de vinho com aros enferrujados e aduelas podres e um rasto de resíduos desde tijolos, tubos, latas, máscaras e muitas beatas de cigarro.  

No regresso da visita, observei ainda um ecoponto, em Cadaval, com monos e resíduos de construção e demolição. 

Face ao exposto, considero inacreditável terem sido estes os locais visitados pelo Ministro e, mais grave, estarmos em pleno PNPG.

Haja vergonha!

Carlos Manuel Dobreira 
Ativista ambiental e praticante de plogging

10.07.2020






























Texto e fotografias © Carlos Manuel Dobreira (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: