quarta-feira, 15 de julho de 2020

Cometa Neowise desde a Serra do Gerês a 15 de Julho de 2020


A principal característica que a Astronomia tem no leigo em geral é a espectacularidade das suas imagens. Todos nos maravilhamos com as fotografias da Lua, dos planetas, nebulosas e galáxias, e ficamos apaixonados com as fantásticas imagens que os nómadas cósmicos, os cometas, nos proporcionam quando viajam pelo interior do Sistema Solar.

Daí que muitos ficam decepcionados quando olham para um telescópio e não vêem aquilo que os astrónomos lhes mostram nas fotografias e, pior do que isso, na maior parte das vezes não os preparam para ver o que irão ver. O actual cometa Neowise não é excepção.

Se bem que visível a olho nu, não se espere observar a magnífica espectacularidade de uma fotografia pós-processada para a realçar e a tornar mais apelativa «ao comprador».

As fotografias aqui publicadas foram tiradas a 15 de Julho de 2020 apenas apontando a máquina fotográfica na direcção onde o cometa se encontrava. De forma geral, era o que se via no céu a olho nu.

De qualquer das formas é sempre uma experiência e um exercício interessantes!

Na primeira fotografia o cometa surge como uma mancha esbranquiçada mais ou menos a meio distância entre o centro da fotografia e a margem direita.

Amanhã é outra noite...




Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: