quinta-feira, 23 de julho de 2020

ICNF «esquece-se» da Serra do Soajo


Numa recente publicação na sua página na rede social Facebook, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) fala sobre a rede hidrográfica que percorre o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Porém, ao referir as serras que compõem o PNPG, o ICNF resolveu «esquecer-se» da Serra de Soajo.

Para quem está sentado lá longe em Lisboa, e em vez de utilizar um mapa manhoso das estradas de Portugal, deixo aqui o mapa do próprio serviço que deveria ser consultado antes de escrever o que foi escrito aqui. Esta é a transcrição do texto...

No 𝗣𝗔𝗥𝗤𝗨𝗘 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗔 𝗣𝗘𝗡𝗘𝗗𝗔-𝗚𝗘𝗥Ê𝗦 a grande quantidade de vales e corgas é aproveitada pelos rios, dando lugar a uma rede hidrográfica de grande densidade, composta por um conjunto de afluentes e subafluentes que correm, de um modo geral, por vales agudos de encostas escarpadas.

A área do Parque Nacional faz parte das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem (na imagem), como os mais importantes, que compartimentam o maciço granítico, individualizando as diferentes serras:
- serra da Peneda, definida pelos rios Minho e Lima;
- serra Amarela, definida pelos rios Lima e Homem (na imagem); e
- serra do Gerês, definida pelos rios Homem (na imagem) e Cávado.


O mapa está disponível na vossa página oficial aqui

Sem comentários: