sábado, 1 de fevereiro de 2020

Histórias de Inverno nas Minas dos Carris


Que fazer em (mais um) dia de chuva quando se está aborrecido em casa? Ir buscar velhas histórias e publicações já feitas aqui no blogue!!

Esta publicação foi feita a 21 de Janeiro de 2015 e conta-nos uma pequena história dos dias de frio passados nas Minas dos Carris.

No livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês', são relatados alguns episódios interessantes que ocorreram em Fevereiro e Março de 1944, e em finais de Fevereiro de 1955. No entanto, este pequeno relato dá-nos uma ideia do rigor dos Invernos de outrora. 

As condições nas Minas dos Carris são sublinhadas pelas palavras do Eng. Virgílio de Brito Murta, quando refere, "(...) lembro-me do frio na Mina dos Carris, embora pela roupa que usávamos (...) pareça que não era assim tanto. Aí pelas sete e meia da manhã, nesta época do ano (Fevereiro), enquanto tomava o pequeno-almoço com o nosso meteorologista, tenente Silva Pereira, ele sempre me informava que a temperatura estava entre menos 6ºC e menos 8ºC, e que o termómetro de máxima e mínima existente no nosso observatório marcava, às vezes menos 17ºC, durante a noite, claro... Isto quando o vento e a neve lhe permitiam acesso ao local para verificar. Eu não sei se o tenente informava os Serviços Meteorológicos Oficiais e se haverá ainda dados arquivados."

A imagem em cima mostra o complexo mineiro no Inverno de 1944.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: