segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Parque de Campismo de Cerdeira reedita "Caminhadas de autor"


O Parque de Campismo de Cerdeira vai reeditar as "Caminhadas de Autor", uma série de quatro caminhadas que o levam a descobrir a Serra do Gerês.

Guiadas por Rui Barbosa, compreender-se-á melhor porque descrevia Tude Sousa o forno, ou cabana, que os pastores ainda hoje usam para se recolher e abrigar.

São construções toscas, ligeiras, de pedras secas, mal dispostas geralmente, umas revestidas e outras não de torrões, tapando os intervalos. Cobertas umas de telhas redondas, à portuguesa; cobertas outras de torrão, guarnecendo pedras largas e delgadas. As suas dimensões e capacidade não são grandes: 2 a 2,50 metros de alto, por 2,50 e 3 metros de comprido, com as portas baixas, por onde o homem passe curvado e por elas não entre o gado. Três a seis, ou oito pessoas, é o máximo que nelas caberão.

Em 4 caminhadas distintas, o Parque Cerdeira leva-o pela Serra do Gerês, dentro do Parque Nacional, em busca do património construído na montanha e que serve ancestralmente as comunidades locais. 

Visitaremos 32 Currais, com as típicas cabanas do pastor e também locais emblemáticos do Gerês, como o Pé de Cabril, Prados da Messe, Borrageiro, Cascata do Arado, Poço Azul e Mata da Albergaria, para além da Via Romana.

Datas de realização

29 de Fevereiro, Cascata do Arado – Rocalva

A caminhada será iniciada junto da Ponte do Arado subindo para o miradouro do Arado e continuando em direcção ao Curral de Giesteira. Daqui tomamos um carreiro de pé-posto que nos leva ao final de um estradão florestal e de novo um carreiro de pé-posto até ao Curral de Coriscada. Deixando Coriscada para trás seguimos em direcção a Arrocela e depois para o Curral do Cando através de um carreiro de pé-posto na vertente da montanha e ao longo de um vale que se vai estreitando mas com vista inicial para a Roca Negra e Roca de Pias. Seguindo em carreiro de pé-posto, vamos chegar ao Curral de Rocalva, seguindo-se o Curral de Vidoirinho, Pradolã e Pousada. Passagem pelo extremo do Curral de Pousada e descida para o Curral de Pinhô já a caminhar em estradão florestal. Deixando o estradão, descemos para a Ponte de Cervas no Vale do Rio Conho. De novo em estradão florestal passamos pela Tribela, Curral dos Portos e Curral de Malhadoura antes de finalizar na Ponte do Arado.


Sairemos da Portela de Leonte onde se faz a interpretação do local onde estaria localizada a primeira entrada (Porta) para o então recém-criado Parque Nacional da Peneda-Gerês (assinalado na altura com uma corça removida posteriormente). Subida para o Prado do Vidoal através da calçada inicial e depois por carreiro de pé-posto. Vista para os maciços do Pé de Medela, Carris de Maceira, Cântaros, Lavadouros e Outeiro Moço. Passaremos pela Preza descemos para o Curral do Junco, subindo depois pela Pegada das Ruivas para a Chã da Fonte e Arco do Borrageiro. Subida ao ponto mais alto do Gerês Termal (Borrageiro) e descida para a Lomba de Pau e Curral do Conho. Visita aos Prados da Messe. Regresso pelo Curral do Conho e Lomba de Pau, passagem pela Chã das Gralheiras e descida para a Preza – Prado do Vidoal, finalizando na Portela de Leonte.


A caminhada será iniciada junto dos antigos viveiros das trutas construídos pelos Serviços Florestais em Albergaria. Seguindo a Geira Romana em direcção à Ponte Feia subimos à EN308-1 para aceder à entrada do Peito de Escada. Iremos passar pelos Prados Caveiros e depois passagem para os Prados da Messe pela Lomba de Burro. O regresso será feito pelo Curral do Conho e Lomba de Pau, passagem pela Chã das Gralheiras e descida para a Preza, Prado do Vidoal e Portela de Leonte. Descida pela EN308-1 até Albergaria. 

11 de Abril, Pé de Cabril

Sairemos do Campo do Gerês em direcção ao Curral de Bustelo, seguindo depois pela Casa Florestal de Junceda e passaremos pelo Prado e base do Pé de Cabril, descendo para a Portela de Confurco e subindo para o Curral do Mourinho. Passagem para o Prado Marelo, regressando à Portela de Confurco e visita ao Curral de Tirolirão (cabana) e Gamil (forno). Iremos descer pelas Bitoreiras para o Campo do Gerês.

Mais informações e reservas aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: