terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O caminho pela margem direita do Vale do Alto Homem


Não são fáceis de encontrar, sendo mesmo raras, as fotografias que documentam o caminho que existia através do Vale do Alto Homem e que se iniciava perto da Cascata de S. Miguel.

Entre 15 e 17 de Setembro de 1908 foi organizada pelo pelo jornal O Século e pela revista O Século Ilustrado, uma caçada venatória e uma expedição cientifica na Serra do Gerês. Muitas dessas fotografias encontram-se em arquivo na Torre do Tombo e já foram publicadas aqui neste blogue.

Porém, outras que foram publicadas noutras fontes (tal como a revista Brotéria), são mais difíceis de encontrar. Tal é o exemplo da imagem que inicia esta publicação e que agradeço ao Jesús Acosta por me facultar a revista onde foi publicada.

A fotografia, de Setembro de 1908, mostra um troço do antigo caminho na margem direita do Rio Homem já depois da passagem pela Água da Pala e do lado esquerdo a Quelha do Palão.

Iniciando perto da Cascata de S. Miguel, o caminho percorria a margem esquerda do vale até à Água da Pala e aqui passava para a margem direita que era percorrida até depois do Modorno, atravessando de novo o Rio Homem antes de se chegar ao Teixo. A fotografia a seguir mostra o caminho na sua passagem na zona do Modorno.


Nos anos 90 a reparação deste caminho chegou a ser considerada numa altura em que o então Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês não permitia a visita às zonas de protecção total. Como o limite desta zona no Vale do Alto Homem era a margem esquerda do Rio Homem, uma opção então considerada para o acesso às Minas dos Carris seria a reparação, melhoria e reutilização do velho caminho, evitando assim o acesso à zona de protecção total na altura definida. O actual Plano de Ordenamento do PNPG alarga a zona de protecção total até à fronteira.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: